Bradesco

  • 28/05/2018

    Bradesco é denunciando no Procon-PR por fila de quatro horas

    Movimento sindical protocola pedido de fiscalização no Procon contra descaso do banco.

    Na manhã desta segunda-feira, 28 de maio, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) protocolou junto ao Procon estadual solicitação de fiscalização nas agências bancárias do Bradesco quanto ao tempo de espera para atendimento e, ainda, de pedido de reunião junto à entidade para que os Sindicatos de representação dos trabalhadores bancários possam contribuir nesse processo de fiscalização.

    No entendimento da Fetec-CUT-PR, os Sindicatos podem atuar intermediando denúncias e orientando a população prejudicada pelo descaso do Bradesco com o atendimento sobre como proceder contra o banco. O objetivo do movimento sindical é alertar a população que a culpa pelas filas e pela demora no atendimento não é dos trabalhadores, e sim da gestão do banco, que elimina postos de trabalho e empurra os clientes para os canais tecnológicos que são restritos para quem tem acesso à internet (lembrando que instituições financeiras são concessões públicas prestadoras de serviço à população e que esse viés é desvirtuado pelos bancos, que só visam o lucro).

    Na denúncia, que é assinada pelo presidente da Fetec-CUT-PR, Junior Cesar Dias, pela secretária geral da entidade, Daniele Perich, e pelos representantes das Comissões regionais de representação dos trabalhadores nas negociações com o banco (COEs), as dirigentes sindicais Ana Paula Lorini (Umuarama), Cristiane Zacarias (Curitiba) e por Valdecir Cernal (Londrina), está registrado oficialmente que em algumas agências do Paraná a população é obrigada a esperar por atendimento até quatro horas nas filas.

    Confira documento protocolado junto ao Procon:



    “Essa denúncia oficial ocorre após diversas outras tentativas de negociação com o banco, que incluem pedidos de reuniões ignorados ou condicionados a reuniões em São Paulo. Também fizemos manifestações e atos públicos com o atraso de abertura das agências. A partir de agora, envolvemos outras instituições, como o Procon, para que o banco seja fiscalizado oficialmente e punido por esse descaso”, afirma Cristiane Zacarias.

    No dia 24 de abril, uma
    ação foi realizada em 22 agências do Paraná, com o objetivo de informar a população que as filas são causadas por descaso do Bradesco e por condições de trabalho precárias. No dia 4 de maio, a Fetec-CUT-PR encaminhou pedido de reunião junto ao banco, que não foi atendido.

    Fetec-CUT-PR