Saúde

  • 05/10/2018

    Outubro rosa: Cuidar-se é um ato de amor

    Sindicato alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.



    Com a chegada do mês de outubro, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região se junta às demais instituições engajadas mundialmente para fazer o alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo do útero. “Mais de 2 milhões de casos de câncer são identificados no Brasil por ano, é preciso conscientizar-se e lembrar a todas as mulheres que cuidar-se é preciso”, destaca Gisele Falat, secretária da Mulher do Sindicato.

    Considerado o tipo de câncer mais comum entre as mulheres depois do melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 28% dos novos casos entre as brasileiras a cada ano. Sua incidência acontece devido a multiplicação de células anormais no tecido mamário, formando um tumor maligno, inicialmente imperceptível, mas que pode aumentar e atingir outros locais do corpo.

    “O objetivo do Outubro rosa é chamar a atenção das mulheres sobre o autocuidado, a prevenção e os exames de rotina. O câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. O risco cresce, principalmente, após os 50 anos”, alerta Vanderleia de Paula, secretária de Saúde do Sindicato.

    Diante disso, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. “A prevenção é importante durante todo o ano, mas o Outubro rosa tornou-se um marco para relembrarmos as mulheres que não se descuidem, pois o diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para a cura”, afirma Vanderleia.

    SEEB Curitiba