Geral

  • 09/07/2018

    04/07: Saiba mais sobre Dia Internacional do Cooperativismo

    Carlos Alberto Kanak, presidente da Coopcrefi, fala sobre o cooperativismo e suas origens.
    O início de julho marca a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo. Confira o que o presidente da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores do Sistema Financeiro (Coopcrefi), Carlos Alberto Kanak, escreveu sobre o assunto:

    O Dia Internacional do Cooperativismo 
    é comemorado no dia 04 de julho. No início, era conhecido como o Dia da Cooperação e, mais tarde, passou a ser chamado de Dia do Cooperativismo. A primeira celebração do Dia do Cooperativismo foi no ano de 1923, quando era comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho, com uma confraternização entre todos os povos ligados a atividades de cooperativismo. Porém, oficialmente, a data só foi criada em 1994.

    Este momento de comemoração é importante para sensibilização das pessoas sobre o ponto de vista do empreendedorismo e do papel social do cooperativismo, da economia social por assim dizer. 
    A colaboração mútua e associação de pessoas com os mesmos interesses são preceitos do cooperativismo cujos fundamentos passam pelo progresso social que se busca através da soma de esforços para garantir sobrevivência.

    A atividade cooperativa no Brasil teve inicio na época dos jesuítas, na busca de uma sociedade solidária, fundamentada no trabalho e bem estar coletivos, procurando se sobrepor aos interesses econômicos da produção. Um dos primeiros movimentos cooperativista surgiu nos sertões do Paraná com base em modelos europeus.

    Atualmente, as ações de cooperativismo estão presentes na agropecuária, saúde, educação, habitação, crédito, serviços de eletrificação e telecomunicações, entre outras.
    A adesão ao cooperativismo tem de ser livre, democrática e neutra, imparcial politicamente, religiosamente e racialmente, deve oferecer retorno, com juros reduzidos, administrativamente fácil, colaborativas entre si e, principalmente, fomentar constantemente a educação cooperativa.

    Carlos Alberto Kanak
    Presidente da Coopcrefi
    SEEB Curitiba