Geral

  • 11/07/2018

    Bancários realizam Dia Nacional de Luta em defesa da CCT

    Dirigentes sindicais visitaram agências bancárias de São José dos Pinhais.


    Foto: Genesio Cardoso/SEEB Curitiba

    Nesta quarta-feira, 11 de julho, bancários de todo o Brasil estão mobilizados em defesa dos direitos da categoria garantidos nacionalmente por 26 anos de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Durante a manhã, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região visitou as agências de São José dos Pinhais. O ato chamou a atenção de trabalhadores da categoria para o fato de que a Reforma Trabalhista acabou com a ultratividade, mecanismo que garantia a extensão dos termos da CCT após a data-base, até que novo acordo fosse assinado.

    Passada a primeira reunião entre Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários, realizada dia 28 de junho, os bancos não garantiram que a partir de 01 de setembro, data-base da categoria, haverá a manutenção da CCT. Em anos anteriores, esse pré-acordo, uma formalidade, vinha sendo assinado no início da negociação.

    Com isso, 31 de agosto é a data final de direitos como auxílios refeição e alimentação, PLR, piso salarial, abonos de faltas, estabilidades, garantias para afastados, melhorias nas condições de trabalho, igualdade de oportunidades, segurança bancária e saúde do trabalhador. Ao todo, a CCT dos bancários possui 71 cláusulas com vigências para além da CLT.

    Negociação
    O Dia Nacional de Luta ocorre na véspera da segunda reunião de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, que ocorre em São Paulo nesta quinta-feira, 12 de julho. 
    A Campanha Nacional dos Bancários 2018 tem como prioridades a garantia dos direitos que estão em risco por estarem garantidos somente até 31 de agosto. Com o mote “Todos por Tudo”, o movimento sindical bancário conscientiza a categoria sobre a importância da mobilização dos trabalhadores na atual conjuntura.

    Paula Zarth Padilha Fetec-CUT-PR, com edição do SEEB Curitiba