Geral

  • 05/12/2018

    06/12: Homens pelo fim da violência conta as mulheres

    Mobilização acontece nesta quinta-feira (06), no centro de Curitiba, a partir das 11h00.

    Anote na sua agenda! No dia 06 de dezembro, às 11h00, na XV de Novembro, no centro de Curitiba, será realizado um ato em virtude do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data é conhecida como o “Dia do Laço Branco”.

    A campanha recorda um massacre que aconteceu neste mesmo dia, em 1989, em Montreal, no Canadá, quando um estudante entrou armado em sua sala de aula e ordenou a saída dos alunos homens e matou a tiros 14 mulheres, feriu outras 10 e depois cometeu suicídio. As investigações levaram a uma lista com o nome de 19 mulheres que ele também desejava matar. A motivação do crime? Não concordava com o avanço das mulheres na sociedade.

    “Esse episódio ficou conhecido como o Massacre de Montreal e um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se e elegeram o laço branco como símbolo, adotando como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”, explica a secretária da mulher da CUT Paraná, Anacelie Azevedo.

    De acordo com ela, desde então, a campanha está presente em mais de 55 países e é apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial que envolve os homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres. Em Curitiba, o ato será  organizado pelos movimentos feministas e de mulheres do Paraná.

    Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
    Data:
    quinta-feira, 06 de dezembro
    Horário: a partir das 11h00
    Local: XV de Novembro esquina com Monsenhor Celso
    CUT Paraná