Caixa Econômica

  • 09/03/2018

    Cipa: Comissão deve proteger saúde dos empregados

    Sindicato e MPT acompanham reunião da Cipa Água Verde.


    Foto: Daiane Pucci/SEEB Curitiba

    Regulamentada pela CLT e pela NR-5, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem como objetivo proteger a saúde dos trabalhadores em seus locais de trabalho. Composta por representante dos empregados e do empregador, eleitos anualmente, ela trata da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.

    Na última terça-feira, 06 de março, representantes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e do Ministério Público do Trabalho (MPT) acompanharam reunião da Cipa do prédio da Caixa Econômica Federal localizado no Água Verde. Entre outros assuntos, a reunião tratou do mapa de risco ambiental do prédio. 

    Criação de setor noturno
    Há quatro anos, a Caixa criou, no mesmo prédio da Agência Água Verde, um setor para executar o trabalho de retaguarda das agências, com cerca de 90 empregados. Nos últimos dias, o banco está implementando, no mesmo local, um turno de trabalho a noite, destinado à compensação de cheques. O objetivo, segundo a Caixa, é estar em conformidade com a Agenda BC+, do Banco Central, que pretende, entre outras coisas, tornar o Sistema Financeiro Nacional (SFN) mais eficiente.

    “Ressaltamos que o Sindicato está atento e acompanhando as mudanças que estão ocorrendo no local. E não nos furtaremos de intervir, caso seja necessário, para garantir os direitos dos empregados”, resume Genesio Cardoso.

    Renata Ortega SEEB Curitiba