Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

03/02 | Empregados da Caixa realizam Dia Nacional de Lutas

Diante da retomada do avanço dos casos de contaminação, internações e óbitos por Covid-19 no Brasil, somado ao surto de Influenza (H3N2), os empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal estão realizando nesta quinta-feira, 03 de fevereiro, um Dia Nacional de Lutas para denunciar e protestar contra os vários problemas que prejudicam as condições de trabalho no banco.

Leia mais:
Negociações avançam, mas empregados mantém cobranças à Caixa

Atos, protestos e mobilizações serão realizados ao longo de todo o dia, em todo o Brasil. Na base de Curitiba e região, o Sindicato* realiza um ato, a partir das 11h00, em frente ao centro administrativo Sede 1, na Praça Carlos Gomes, no Centro da capital. O objetivo é denunciar o não cumprimento dos protocolos de segurança sanitária e prevenção à Covid-19 e os reflexos na gestão do banco do negacionismo do Governo Bolsonaro.

Pressão por metas
Os empregados e empregadas denunciam também a gestão de Pedro Guimarães, atual presidente da Caixa, que, em plena pandemia, estabeleceu um mecanismo de “curva forçada” no seu programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) que, independente do resultado, determina que 5% dos empregados sejam classificados como aqueles que “não atendem” os requisitos exigidos e, com isso, deixam de receber o adicional do plano de carreira (Delta) e perdem diversos direitos, entre eles, o de disputar os processos internos de seleção. Com isso, o GDP, que já não era bom, se tornou, ainda mais, uma ferramenta de pressão pelo cumprimento de metas.

Isso tem elevado o adoecimento dos empregados, seja devido às contaminações pelo vírus da Covid-19, seja por doenças relacionadas à pressão sofrida no trabalho, como transtornos mentais, lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Com isso, os empregados precisam se afastar para tratamento de saúde, o que aumenta, ainda mais, a sobrecarga de trabalho dos que permanecem.

Confira às reivindicações em carta aberta disponibilizada para os empregados e a população:

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]