Neste 22 de maio de 2023, comemoramos 20 anos de existência da Coopcrefi, a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores do Sistema Financeiro de Curitiba e região. Neste mesmo dia, em 2003, um grupo de trabalhadores e trabalhadoras organizados pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região aprovaram em assembleia a constituição da Cooperativa, consolidando naquele momento um passo importante para realização de um sonho e o desejo da categoria em ter sua própria cooperativa. Embora o cenário político naquele tempo fosse bastante favorável ao cooperativismo, alguns bancários e bancárias ainda passavam por dificuldades financeiras em suas contas bancárias e eram penalizados com altas taxas de juros para saldarem suas dívidas e processos de demissão.
✅ Coopcrefi realiza debate em comemoração dos seus 20 anos.
Neste dia comemorativo, não podemos deixar de lembrar, referenciar e agradecer respeitosamente aqueles que com sua persistência e resiliência fundaram esta ainda jovem Cooperativa de Crédito, cumprindo todas as formalidades exigidas pelo Banco Central. Eles buscaram a capacitação necessária para o primeiro grupo de diretores interessados em efetuar a gestão da Cooperativa, primaram pela transparência e responsabilidade, propiciando que nos anos seguintes a Coopcrefi continuasse a se desenvolver e se colocasse como uma das fortes marcas de persistência e resistência da categoria de trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro de Curitiba e região.
Um dia comemorativo é também um bom momento para resgatarmos um pouco da história da construção do cooperativismo, desde a primeira experiência que se tem notícias: em Rochdale Manchester, interior da Inglaterra, em 1844, um grupo de 28 trabalhadores que não conseguiam comprar o básico para sua sobrevivência se uniram e fundaram um armazém. Depois disso, em 1887 e 1889, surgem os primeiros movimentos de fundação de cooperativas no Brasil, como, por exemplo, a criação da Cooperativa de Empregados da Cia Paulista em Campinas-SP e da Cooperativa Econômica de Funcionários Públicos de Ouro Preto em Minas Gerais. Lembramos também dos primeiros debates nas décadas de 60 e 70 acerca das necessidades de organização e representatividade do sistema, do registro e criação da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), da promulgação da Lei 5.764/71 e da Lei Complementar 130/2009, voltadas a regulamentação do sistema.
Com isso, vivenciamos uma mudança histórica e de grandes avanços no cooperativismo, o interesse aumenta e várias conferências, congressos, seminários bem como a criação e fortalecimento das cooperativas no Brasil são uma constante. Isto tudo sem nunca perder de vista os mesmos objetivos de Rochdale. Mais recentemente, foi sancionada a Lei Complementar 196/22 oriunda do PLP 27/2020 que permitirá maior modernização, competitividade, organização sistêmica, melhorias nos processos e governança.
Nos últimos anos, o ramo das cooperativas de crédito passou por um processo de transformação que exigiram e ainda exigem maior rigor das atuais gestões, no sentido de adequação e vigilância permanente aos normativos, resoluções e circulares do Banco Central. Na Coopcrefi, não foi diferente: a atual diretoria aprovou um Plano de Ação, que visa preparar a Cooperativa para os próximos 8 anos, revisando permanentemente seus manuais e políticas internas, bem como aprovando em assembleia uma Política de Sucessão com investimentos em formação.
Tudo isso sem esquecer da devida importância para as atuais necessidades de inovação tecnológica, aparelhamento, contratação e renovação das assessorias técnica e administrativa, adequação operacional e constante atualização do seu portfólio de serviços e produtos. Cabe destacarmos aqui a implementação da Política Socioambiental e Climática que já está sendo traduzida em ações práticas, com a intensificação das atividades de ação social pela diretoria, com diversas parcerias e operacionalização da linha de crédito voltada a energia solar.
Parabéns, Coopcrefi! Vida longa à Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores do Sistema Financeiro de Curitiba e região.
Fonte: Diretoria da Coopcrefi