Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

28 de agosto, dia de comemorar: parabéns às bancárias, bancários e trabalhadores cutistas de todo o

Parabéns a todos os bancários e bancárias do País! Em especial aos que são representados pela CONTRAF-CUT! Aos que são do Paraná, representados pela FETEC-CUT/PR e, principalmente, aos de Curitiba e região metropolitana, que são representados pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região!

 

Há 62 anos, pela primeira vez os bancários unificaram a reivindicação em todo Brasil, pedindo 40% de aumento salarial para todos os bancos. Essa seria a primeira iniciativa que depois se concretizaria na nossa Convenção Coletiva Nacional e também na campanha salarial unificada que alcançamos nos dias atuais! Portanto é motivo sim para comemoração e lembrança em alto e bom tom da importância da categoria bancária!

 

No dia 28 de agosto de 1951, sagrou a data nacional de comemoração do Dia dos Bancários em função de dois motivos: 1- foi o primeiro ano que os bancários revolveram reivindicar o mesmo índice em todo Brasil; e 2- porque foi um ano de uma greve histórica para categoria, pois ela conseguiu manter a sua organização em busca desse índice em diversas capitais, iniciando a caminhada para consolidar no cenário do mundo do trabalho como uma das categorias mais bem organizada. 

 

Passamos por diversos momentos em que o capital ganancioso representado pelos banqueiros quis evitar que conseguíssemos consolidar nossa organização. Mas tivemos persistência, organização, garra e principalmente um conjunto de liderança que sempre compreendeu a importância de se ter um uma categoria forte, unificada e principalmente falando a mesma língua e tendo as mesmas reivindicações no Brasil inteiro.

 

Felicitações a todos os bancários e bancárias. E nós, do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, temos ainda outros motivos a mais para comemorar o Dia do Bancário desse ano, pois o nosso Sindicato completou seus 80 anos de lutas e conquistas. Construímos o projeto Memória e História do Sindicato, que levou quatro anos para ser executado e resultou num livro sobre as oito décadas de história da entidade, como também a possibilidade de reunir informações sobre a guarda do sindicato para futuros trabalhos acadêmicos e temáticos de nossa categoria, mais de 10 mil fotos de documentos e imagens desse período de nossa história!

 

Também nesse ano, temos outras conquistas importantes a comemorar: os 20 anos da constituição da nossa federação cutista de representação dos bancários e bancárias, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná – FETEC-CUT/PR, que foi construída em 1992, no mesmo ano que conseguimos implementar como conquista histórica, a convenção coletiva de trabalho da categoria Bancária, que unificou nossas conquistas, não só as salarias, mas todas as demais cláusulas.

 

Portanto o dia 28 é um dia de festa! Parabéns para todos os trabalhadores e trabalhadoras dos sindicatos cutistas do Brasil, e também a todos os bancários e bancárias brasileiros pelo seu dia!

 

Trabalhadores e trabalhadoras filiadas a CUT/Brasil merecem ser homenageados

 

Parabéns a todos os trabalhadores representados pela Central Única dos Trabalhadores. A CUT/Brasil, maior central sindical das Américas e 5ª maior central sindical do mundo, completa nesse dia 28 de agosto de 2012, seus 29 anos de lutas por melhorias nas condições trabalho para homens e mulheres no Brasil. Uma entidade que foi fundada em 1983 e se forjou no combate ao sindicalismo oficial, que atrelava o poder dos sindicatos ao governo e transformava muitas das entidades de luta em entidades de perfil assistencialista.

 

Buscou e se constituiu como uma alternativa de representação de todos os trabalhadores do Brasil. Sempre afirmou e continua afirmando sua disposição na luta pela liberdade de organização, contra o poder normativo da justiça do trabalho e pelo direito dos trabalhadores a terem poder de negociação coletiva, sem interferência nas negociações.

 

A CUT sempre se pautou pelo principio da livre opção do trabalhador em se organizar com o sindicato que lhe representasse de fato, ou seja, a nossa Central é contra a Unicidade Sindical, por acreditar que somente a livre opção do trabalhador constrói a unidade e fortalece a categoria. A organização da central combate a obrigação dos trabalhadores terem que contribuir compulsoriamente com os sindicatos.

 

Esses princípios e a defesa intransigente contra qualquer tipo de discriminação de qualquer natureza cometida contra os trabalhadores foram os eixos condutores da nossa Central. Portanto, ao completar seus 29 anos de lutas nesse dia 28 de agosto é que nos regozijamos com todos os trabalhadores na certeza que continuaremos sempre na luta pelos avanços das conquistas da classe trabalhadora. Parabéns a todos os trabalhadores e viva a Central Única dos Trabalhadores, a CUT!
 

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]