Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

80 anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região comemora nesta sexta-feira, 06 de julho, seus 80 anos de fundação. E essa descoberta foi realizada recentemente, durante pesquisa para produção do livro "80 anos: A história do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, suas lutas e conquistas".

 

Para celebrar o aniversário da entidade, o livro será lançado nesta sexta-feira, 06 de julho de 2012, em uma grande confraternização entre todos os bancários que fizeram parte desta história. E entre esses personagens, o evento terá a presença dos ex-presidentes do Sindicato que marcaram suas épocas com muita luta e mobilização. Venha você também fazer parte desta história!

 

Você pode conferir um pouco do livro de memórias lendo a introdução abaixo:

 

Mensagem do presidente

 

Se hoje somos fortes e atuantes é por que possuímos a capacidade de sonhar, de desenvolver e nos desenvolvermos. Poucas instituições têm o privilégio de avaliar de forma positiva toda a sua caminhada. E nós temos esse privilégio! Cada expressão, cada luta, cada briga, cada afago, cada cortesia, enfim. Há muito pretendíamos resgatar nossa biografia e hoje conseguimos realinhar de forma cronológica as peças da nossa própria história. Para isso lidamos com tudo: apaziguando ânimos, driblando muitas vaidades, desânimos, críticas ácidas, algumas construtivas outras não, mas também observamos muita vontade, garra, perseverança e cumplicidade. Ingredientes necessários para qualquer receita de sucesso.

 

Hoje temos a certeza de que a história desta entidade está diretamente ligada às mudanças em que a sociedade passou no último século, muitas vezes sendo personagem fundamental no percurso em direção à democratização do país, à igualdade social e de gênero, melhorias na qualidade de vida do trabalhador e autonomia sindical em defesa da categoria. Comprovamos a importante participação do Paraná na conquista de muitos direitos dos bancários. Avanços significativos que perduram até hoje como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho para seis horas.

 

Muitas vezes não tínhamos nem tempo para assimilar as pancadas que recebíamos e já estávamos nas ruas em concentrações em busca do sonho de ver os trabalhadores podendo viver com dignidade. Como em uma época não tão distante, quando fomos vítimas de um governo que fazia valer através da força militar o anonimato e a omissão. Perdemos muito com isso. A sociedade perdeu.

 

Abrangente e com uma linguagem simples, este livro cativa e possibilita que não apenas as pessoas do mundo sindical ou bancário tenham acesso a esse resgate histórico, ou se interessem por ele, mas todos que tenham contato com este livro certamente terão a oportunidade de conhecer um pouco mais a nossa própria sociedade.

 

Desejo sim que este livro sirva de instrumento, estímulo, embasamento ou consulta de todos. Desejo ver nossa semente sendo germinada, gerada e produzindo muitos frutos e que nossos filhos e netos possam também beber dessa enorme fonte de conhecimento.

 

Ao contrário do que possa parecer este projeto não se encerra na última página deste livro. Ele é muito mais amplo, contínuo e permanente. Prevê, por exemplo, o reconhecimento de mais pessoas que nos auxiliaram em toda a nossa jornada nesses 80 anos de lutas. Pessoas que com as suas participações e doações fizeram com que hoje possamos olhar para trás e nos sentirmos orgulhosos de sermos bancários e de podermos contar a nossa história! 

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]