(São Paulo) Reunida na manhã desta quinta-feira, 22/04, em São Paulo, a Executiva Nacional dos Bancários iniciou a discussão sobre os índices da campanha salarial de 2004 e aprovou novas datas para eventos ligados à campanha.
Nesta tarde, também ocorre, a pedido da Fenaban, a primeira reunião da mesa temática sobre jornada de trabalho.
Entre as novas datas aprovadas está o seminário para os componentes da Executiva Nacional dos Bancários, que ocorrerá dias 2 e 3 de junho.
Este evento tem como objetivo preparar os representantes das Federações e da CNB na Executiva Nacional dos Bancários para a Conferência e para as negociações que se iniciaram logo após a entrega da minuta, que ocorre na seqüência da Conferência Nacional.
No dia 4/06, será realizado um Encontro Nacional de Mulheres Bancárias e 5 a 8 ocorre a Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.
Neste ano, a Conferência será divida em duas etapas: nos dois primeiros dias, 5 e 6, ocorre a Conferência geral, com a participação dos bancários de todos os setores e dias 7 e 8, os encontros nacionais do Banco do Brasil e Caixa.
A Executiva Nacional dos Bancários volta a se reunir no dia 29/04, no período da tarde, com a possibilidade de prosseguir no dia 30/04. As Conferências Regionais, que são preparatórias para a nacional também já começam a ser realizadas em todo o país.
BB – Também foi avaliada pela Executiva Nacional dos Bancários a possibilidade dos representantes dos trabalhadores se retiraram do Grupo de Trabalho (GT) sobre PCS/PCC.
O Banco do Brasil solicitou uma semana de prazo para apresentar uma fórmula para romper o impasse estabelecido no GT.
A Executiva Nacional dos Bancários referendou a decisão da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil de aguardar esse prazo.
Na avaliação do presidente da CNB/CUT, Vagner Freitas, a reunião de hoje foi bastante produtiva, pois estiveram presentes todos os membros efetivos e a maioria dos suplentes que compõem o organismo.
“O debate foi positivo. Foram apresentadas e discutidas propostas de forma a construir um consenso amplo para a campanha salarial unificada, não só dos bancários, mas de todas as categorias com data-base no segundo semestre”, afirmou dizendo que a CUT já foi contatada para organizar os trabalhadores.
Confiram o calendário e os locais das Conferências Regionais:
23, 24 e 25/04 – Fetec Nordeste, em Fortaleza
12 e 13/05 – Fetraf Minas Gerais, em Belo Horizonte
15/05 – Feeb Rio de Janeiro/Espírito Santo, em Nova Friburgo
15 e 16/05 – Feeb Rio Grande do Sul, em Porto Alegre
15 e 16/05 – Fetec Santa Catarina, em Florinópolis
20 e 21/05 – Feeb São Paulo/Mato Grosso do Sul, em Caraguatatuba
29/05 – Fetec São Paulo, em local a ser definido
29/05 – Feeb Bahia/Sergipe, em Salvador
29/05 – Fetec Paraná, em Curitiba
Meire Bicudo – CNB/CUT