– 18/06/2004
(São Paulo) Na reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 18, entre a CNB, por meio da Comissão Nacional de Financiários, e a Fenacrefi foi estabelecido um calendário para as próximas rodadas de negociação. A grande novidade é inclusão do Banco Votorantin na mesa do setor patronal.
Os temas a serem debatidos foram distribuídos em blocos. O primeiro deles refere-se às cláusulas econômicas, que vão da cláusula 1ª a 26ª da minuta. O segundo bloco será das cláusulas de saúde e condições de trabalho, da 27ª a 40ª; o terceiro diz respeito às garantias sociais, da 41ª a 58ª e 70ª a 75ª e, por último, cláusulas sindicais , da 59ª a 69ª.
Já foram marcadas as duas próximas rodadas de negociações. A primeira, que ocorre em 06/07, abordará temas de saúde e condições de trabalho e a do dia 20/07, cláusulas sociais e sindicais. Somente nesta última rodada será definida data para início das discussões sobre as cláusulas econômicas. As duas negociações já agendadas ocorrem às 09h30, na sede da Fenacrefi, em São Paulo.
Além da renovação do acordo coletivo, com vigência encerrada em 31/05, estão postos dois grandes desafios para este segmento. Um deles é a ampliação da abrangência para todos os trabalhadores que atuam na concessão de crédito, não apenas aos financiários, mas também aos chamados promotores de crédito e de vendas e a unificação da negociação e contratação.
Atualmente a Convenção Coletiva dos Financiários tem apenas a participação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Paraná e Ceará, uma vez que ainda não existe representação patronal nacionalmente constituída. A Fenacrefi não é uma entidade de representação nacional, e sim inter-estadual
Meire Bicudo – CNB/CUT