BANCÁRIOS DE VÁRIOS PAÍSES PROTESTARAM CONTRA AS DEMISSÕES NO ITAÚ NESTA QUINTA-FEIRA, 28 DE JULHO
Nesta quinta-feira, 28 de julho, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região participaram em São Paulo do Ato Internacional Contra as Demissões no Itaú, que mobilizou bancários de todo o país e delegações internacionais da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Trinidad e Tobago e Bahamas.
De acordo com o dirigente Marcio Kieller, secretário de Políticas Sindicais e movimentos sociais do Sindicato, o ato deu um recado muito claro para o banco Itaú e aos seus principais acionistas Roberto Setubal e Moreira Salles. “Não é possível que um banco que lucrou no 1º trimestre de 2011 mais de R$ 3 bilhões e tem projeção para mais de R$ 12 bilhões continue demitindo e pressionando cada vez mais por metas os funcionários”, protesta.
Luto – O ato também foi uma mobilização contra a postura do banco quando um bancário morreu no mês de julho, na capital paulista, porque não foi autorizado pelo banco Itaú a se afastar para procurar tratamento médico quando passou mal.
Itaú no mundo – Os dirigentes puderam acompanhar relatos dos representantes internacionais: horas extras trabalhadas e não recebidas, remuneração desigual, tratamento desumano.
Os dirigentes dos diversos países vão realizar um levantamento do número de demissões no banco para enviar ao Banco Mundial, que concedeu um prêmio de sustentabilidade ao Itaú recentemente. “Queremos demonstrar que o banco Itaú se sustenta à custa do massacre físico e psicológico de seus funcionários, que tiveram a garantia de que não iriam ocorrer demissões quando o Unibanco foi comprado pelo Itaú”, protesta Marcio Kieller.
Participaram do ato os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região Ana Fideli, Carlos Copi, Junior Cesar Dias, Marcio Kieller e Marisa Stédile, além do presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, Wanderlei Crivellari, e José Altair Monteiro Sampaio, representando a FETEC-CUT-PR.
Saiba mais: Com cruzes, bancários protestam na Avenida Paulista contra demissões no Itaú