A Contraf-CUT recebeu representantes do Itaú Unibanco para discutir o sistema de ponto eletrônico dos funcionários. O encontro aconteceu em São Paulo, nesta segunda-feira, 08 agosto.
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Contraf-CUT discute sistema de ponto eletrônico com Itaú Unibanco
A Contraf-CUT recebeu nesta segunda-feira, 8, em sua sede, em São Paulo, representantes da área de Relações Sindicais e da Folha de Pagamento/Ponto Eletronico do Itaú para uma negociação a respeito do sistema de ponto eletrônico do banco. A reunião contou com a participação de representantes de federações e sindicatos de todo o país.
Os representantes do banco fizeram uma apresentação sobre o funcionamento do ponto eletrônico. A negociação ocorreu a pedido da Contraf-CUT, que solicitou encontros com os principais bancos para avaliar os sistemas de ponto de acordo com as portarias 1510/2009 e 373/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que regulamentam a questão.
Após a apresentação do banco, os dirigentes sindicais presentes relataram situações ocorridas em todo o país envolvendo problemas com o sistema de ponto.
"Diagnosticamos uma série de problemas de gestão que interferem na questão do ponto eletrônico. Por exemplo, temos o caso dos "caixas flutuantes", que interfere no instrumento de marcação de ponto, além de situações como agências que trabalham com apenas um funcionário e a própria questão do pagamento de horas extras", resume Wanderley Crivellari, um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, órgão da Contraf-CUT que assessora as negociações com a empresa.
Ficou definido na reunião que os trabalhadores realizarão visitas a locais de trabalho acompanhados de representantes do banco, de forma a verificar na prática o funcionamento do ponto. Após essa averiguação, serão retomadas as negociações sobre o tema.