Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SEMINÁRIO EM CURITIBA DEBATERÁ FALTA DE SEGURANÇA NOS BANCOS

(São Paulo) No final do mês de janeiro, a falta do detector de metal em uma agência do Bradesco em Curitiba facilitou uma tentativa de assalto e permitiu que quatro pessoas fossem baleadas. Uma delas faleceu. A insegurança está presente nas agências bancárias de todo o Brasil.

Para debater a crescente violência que intimida constantemente bancários e clientes, a Confederação Nacional dos Bancários está promovendo nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Curitiba, o 2º Seminário Nacional sobre Segurança Bancária.

O secretário-geral da CNB/CUT, Carlos Cordeiro, explica que o evento terá a finalidade de denunciar, às autoridades competentes e à população, o descaso dos bancos para com a vida de milhares de trabalhadores e clientes de bancos. Além disso o Seminário deverá “organizar a categoria através de seus sindicatos para que elaborem dados sobre o tema”. Essas informações servirão de base para definição de políticas de combate a insegurança bancária.

A CNB/CUT irá convidar todos os atores sociais envolvidos no tema: vigilantes, banqueiros, empresários, policias Federal e Militar, além do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos e da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA).

Sindicatos devem enviar informações à CNB

Os sindicatos deverão enviar para a CNB/CUT, até o dia 13 de fevereiro, o número de assaltos que ocorreram no ano de 2003 e início de 2004 nos principais bancos (BB, CEF, Bradesco, Itaú, Unibanco, HSBC, ABN Real e Santander).

Além destes dados, deverão ser enviados também cópias (em papel A 4 ) de matérias de jornais sobre assaltos em bancos e lotéricas, funcionários transportando irregularmente numerários fora da agência, além de seqüestro de bancários e seus familiares. O material servirá como base para elaboração de um dossiê que será entregue ao Ministério da Justiça.

Cordeiro enfatiza que os sindicatos devem enviar, no mínimo um dirigente para o evento. Os sindicatos também deverão informar, através do e-mail cnbcut@cnbcut.com.br, o diretor responsável para este tema.

Protesto

Nos dias do Seminário será realizado um ato em protesto contra a falta de segurança. Nos últimos meses aconteceram vários assaltos, alguns seguidos de mortes em São Paulo, Recife, Belém, Curitiba, Limeira e no interior da Bahia onde pessoas foram baleadas sendo que nas duas últimas acabaram perdendo sua vida.

Fonte: Carolina Coronel – CNB/CUT

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]