Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

BANCÁRIOS VÃO DENUNCIAR MAL ATENDIMENTO NOS BANCOS

20/07/2004
(São Paulo) A Executiva Nacional dos Bancários, reunida na manhã de hoje em São Paulo, discutiu os temas a serem abordados na negociação desta tarde e incluiu uma nova data no calendário de atividades da campanha salarial unificada de 2004. O novo dia será 30/07, quando será denunciado o mal atendimento prestado pelos bancos aos clientes e à população.

Chamada de jornada de luta contra o mal atendimento, deverão ser abordados os problemas das filas nas agências, a falta de bancários, a obrigação de realização de operações no auto-atendimento, a falta de segurança e tarifas exorbitantes. A CNB e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região estão procurando o Idec, Instituto de Defesa do Consumidor, para fazer uma parceria para trabalhar informações e as atividades do dia 30/07. Será preparado materiais específicos para as atividades.

Negociação – Na negociação de hoje deverão ser abordados temas sociais, sindicais e a Participação nos Lucros e Resultados – PLR. Os bancários vão cobrar uma maior participação nos ganhos dos bancos e este ano propõem mudança na regra e reivindicam um salário mais R$ 1.200 fixos a título de PLR. Na avaliação da Executiva, ainda não devem ser apresentadas na negociação de hoje propostas econômicas. A expectativa é de que ela surja no início de agosto, quando deve ocorrer uma próxima negociação.

Calendário – O calendário de atividades elaborado pela Executiva prevê nesta semana atividades em torno dos temas emprego e ampliação do horário de atendimento. O material já está disponível na seção Comunicados da CNB/CUT. Para a próxima semana, de 26 a 30, a abordagem será Participação nos Lucros e Resultados – PLR e o balanço anti-social dos bancos e no dia 30, a denúncia sobre o mal nos bancos.

A próxima negociação deve ocorrer na primeira semana de agosto, quando também será elaborado pela Executiva um novo calendário de atividades. Também estão previstas para hoje atividades nos principais centros financeiros para marcar a negociação que ocorre às 15h

O presidente da CNB/CUT e coordenador da Executiva Nacional dos Bancários, Vagner Freitas, ressaltou a importância dos bancários se mobilizarem para forçar os banqueiros a apresentarem uma boa proposta. “Os bancos podem conceder aumento real, mas para forçá-los, os bancários precisam colocar o bloco na rua. Estamos cansados da falta de responsabilidade social. Os bancos lucram muito, pagam poucos impostos, mas não valorizam seus funcionários, não empregam o quanto deveriam e tratam a população com descaso, submetendo-a a um atendimento de péssima qualidade”, ressaltou Vagner lembrando que a hora de lutar por aumento real é agora.

Meire Bicudo – CNB/CUT

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]