BANCO FOI ORIENTADO A TROCAR OS FILTROS E LIMPAR NOVAMENTE OS APARELHOS DE AR CONDICIONADO. SINDICATO CONTINUA DE OLHO.
O Sindicato dos Bancários foi até o Centro Administrativo HSBC Xaxim na tarde do dia 12 de abril para verificar denúncias de funcionários que estariam passando mal, com sintomas de rotavírus. O banco informou que 32 funcionários foram atendidos e dispensados, mas em relatos de trabalhadores ao Sindicato seriam mais de 60 afetados pelos sintomas.
O Sindicato denunciou o caso à vigilância sanitária de Curitiba, que esteve no local para fiscalizar as condições do ambiente de trabalho. De acordo com a coordenação de vigilância em saúde do distrito sanitário do Boqueirão, que esteve no HSBC Xaxim com as equipes de vigilância epidemiológica (para averiguar a situação de doença nos funcionários) e sanitária (para verificar se os ambientes estavam limpos), o banco se comprometeu a seguir todas as orientações do órgão.
A coordenação da vigilância ressaltou que o resultado da fiscalização ainda não foi finalizado e que não é possível determinar a causa do surto de rotavírus no local, mas esclareceu que diversas orientações foram repassadas para prevenir novos casos. De acordo com a vigilância sanitária, o refeitório e os locais de trabalho foram avaliados e tudo estava limpo. Entre as orientações repassadas ao banco, foi recomendada nova limpeza no ar condicionado e a troca dos filtros dos equipamentos. O Sindicato vai continuar acompanhando o caso e cobrando do HSBC o cumprimento das orientações da vigilância sanitária para prevenir novos casos.