Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

HSBC: Reunião com diretoria do banco acontece quinta (04)

BANCO AFIRMA QUE REESTRUTURAÇÃO EXIGE DEMISSÕES E BANCÁRIOS PEDEM EXPLICAÇÕES

 

O HSBC anunciou na segunda-feira, 01 de agosto, o lucro mundial de U$11,5 bilhões no 1º semestre, um valor acima do estimado por analistas para o período. Na contramão, durante teleconferência nos Estados Unidos, o banco inglês afirmou que haverá o corte de 30 mil empregos até 2013, o correspondente a 20% do total de empregados no mundo. As demissões, segundo o banco, acontecem devido à reestruturação e à saída do banco de mercados em que enfrentava dificuldades para competir. O HSBC informou que 5 mil trabalhadores já foram demitidos na América Latina, nos EUA, na Grã-Bretanha, na França e no Oriente Médio, locais com reestruturação já em andamento.

 

Em Curitiba, o Sindicato recebeu informações de que estão sendo feitos cortes em diversos locais de trabalho, inclusive demitindo funcionários com 20 anos de casa foram demitidos. O banco justifica que também há novas contratações, mas os salários destes novos funcionários são, invariavelmente, mais baixos. Isso é um desrespeito e é a clara desvalorização do emprego e dos bancários.

 

Reuniões – Após o anúncio das demissões, a Contraf-CUT entrou em contato com o banco exigindo explicações e o agendamento de uma reunião com o presidente do HSBC no Brasil, Conrado Engel. A reunião ficou marcada para quinta-feira, 04 de agosto.

 

Antes disso, a Comissão de Organização de Empresa convocou reunião dos dirigentes para quarta-feira, 03 de agosto. “Num momento delicado como este, é preciso que os trabalhadores se mobilizem, pois é inadmissível que a empresa anuncie esta quantia de demissões junto a um lucro tão grande”, destaca Carlos Kanak, coordenador da COE/HSBC e dirigente do Sindicato.

 

HSBC nega demissões no Brasil  Em nota divulgada no fim da tarde desta segunda-feira, o HSBC Brasil informou que o país não será afetado pelo plano mundial de demissões anunciado pela matriz do banco. "O Brasil não faz parte da reestruturação do grupo, que inclui corte de funcionários", informou.

 

No comunicado desta tarde, a unidade brasileira do HSBC informou que está contratando 1.000 novos gerentes de relacionamento este ano para ampliar sua presença no varejo local. "O país foi destaque no anúncio dos resultados ao ser, entre os 87 países onde o banco atua, o terceiro a mais contribuir com o lucro do grupo", segundo trecho da nota à imprensa, detalhando que o lucro antes de impostos do conglomerado no Brasil foi de US$ 637 milhões de janeiro a junho.

 

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]