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Bradesco: Dia de Lutas por melhorias no plano de saúde

PLANO DE SAÚDE FOI CRIADO HÁ 22 ANOS, NÃO SEGUIU AVANÇOS DA MEDICINA E ESTÁ DEFASADO

 

É realizado nesta quarta-feira, 04 de julho, um Dia Nacional de Lutas no Bradesco. Os bancários protestam em todo Brasil contra o descaso do banco nas negociações sobre o plano de saúde dos funcionários. Em Curitiba, os dirigentes do Sindicato dos Bancários foram às agências Monsenhor Celso e Central, onde conversaram com os trabalhadores sobre a manifestação e os problemas que envolvem os planos.

 

Para o presidente do Sindicato, Otávio Dias, que é funcionário do Bradesco, o banco está desrespeitando seus trabalhadores. “O Bradesco Saúde está há 22 anos no mercado e continua o mesmo, não seguiu o progresso da medicina e por isso está defasado. Mas o banco não trata o processo de negociação com atenção e respeito, como deveria. Isso é descaso com o trabalhador”, afirma.

 

São diversas as áreas que não possuem atendimento no Bradesco Saúde, como psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, nutrição, além de vários procedimentos e exames. “Se o médico solicita um exame do ombro e outro da coluna, o usuário tem de escolher apenas um. O outro só pode ser feito após 30 dias. Isto porque o convênio não autoriza”, explica Elaine Cutis, diretora da Contraf-CUT e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE/Bradesco).

 

“Outra questão é a inclusão de dependentes e familiares na cobertura do plano. Reivindicamos que mães e filhos possam se cadastrar, mas o banco é intransigente e diz que isso está fora de cogitação”, aponta Otávio Dias.

 

Resolução 254 – O Bradesco Saúde não é regulado pela lei federal 9656/98, pois foi criado antes dela. No entanto, a Agência Nacional de Saúde, criada em 2000, começou a fechar o cerco para o plano.

 

A Resolução Normativa 254 da ANS diz que, a partir do dia 04 de agosto, o plano não poderá mais cadastrar novos usuários na apólice de saúde vigente. E se o banco não se adaptar ou migrar para as novas normas, ele terá de abrir uma nova apólice para receber novos funcionários, o que acabaria criando diferença de atendimento entre novos e antigos usuários.

 

Plano Odontológico – Desde a fusão da Odontoprev com o Bradesco, muitos profissionais têm deixado o plano devido ao aumento da burocracia, criando a rede UNNA. Quem sofre com isso são os bancários, que têm cada vez menos opções para atendimento. Em algumas localidades, passou a ser quase nulo o número de profissionais, por conta dos descredenciamentos em massa.
Além disso, o plano não cobre, entre outros procedimentos modernos, ortodontia, implantologia e reabilitação oral. A cobertura do plano não passa de extração e obturação dentária.

 

“Por todos estes motivos apresentados, exigimos que o Bradesco nos ouça e leve a negociação com seriedade. Os bancos precisam entender que cuidar da saúde de seus funcionários é fundamental e vantajoso para todos”, finaliza Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.
 

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