O Fundo Solidário Coopcrefi é um fundo rotativo previsto e regulamentado pelo artigo 28 da Lei 5.764/71, pelo Estatuto Social (Artigo 2) e pela Política de Utilização do Fundo Solidário Coopcrefi, aprovados em assembleia geral da cooperativa. O fundo tem como objetivo reunir recursos financeiros para apoiar atividades de grupos e organizações sociais no fomento ao desenvolvimento e na inclusão financeira por grupos associativos (cooperativas, ONGs e associações, entre outros) com a finalidade da geração de trabalho, emprego e renda, bem como atender e incluir em seus trabalhos sociais os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para participar no processo seletivo de financiamento é necessário que a entidade esteja associada à Coopcrefi, em conformidade com o estatuto, com o Edital Fundo Solidário Coopcrefi e apresentar um Plano de Negócios junto aos documentos cadastrais. O projeto deve atender entidades que estejam sediadas na mesma área de abrangência da Cooperativa. O limite máximo de financiamento por projeto proposto pela diretoria e aprovado em assembleia é de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) com taxa de juro praticada de 1% (um por cento ao mês-CET). Para liberação da linha de crédito será exigido ainda avalista de acordo com o risco da operação, sem vínculo direto com o beneficiário, bons indicadores de score de crédito e endividamento compatível com as informações do cadastro.
O novo prazo de inscrição para os interessados em se beneficiar dos recursos inicia em 02 de dezembro de 2021 e encerra-se em 16 de dezembro de 2021. O resultado dos projetos selecionados será disponibilizado no dia 20 de dezembro de 2021, sendo que os beneficiários serão comunicados para o ato de assinatura dos contratos e formalização do processo legal.