Categoria estabeleceu as demandas para a renovação da CCT, com destaque para reajuste salarial e benefícios.
A minuta de reivindicações das financiárias e dos financiários para a Campanha Nacional 2024 foi definida na 7ª Conferência Nacional dos Financiários, realizada nesta terça-feira, 26 de março, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo. O documento será submetido à aprovação em assembleias realizadas em todo o Brasil, entre os dias 08 e 09 de abril.
As prioridades dos trabalhadores foram levantadas pela Consulta Nacional, realizada entre 11 e 23 de março. As respostas da consulta foram compiladas e somadas às contribuições dos representantes das Federações e Sindicatos que compõem o Comando Nacional dos Bancários. Para o coordenador do Coletivo dos Financiários da Contraf-CUT, Jair Alves, é fundamental que “a categoria esteja unida para que a gente consiga manter os direitos já estabelecidos na CCT e mostrar força para buscarmos novas conquistas.”
Os destaques da pauta de reivindicações são propostas de reajuste dos salários com o INPC + 5% de aumento real, reajuste diferenciado no vale-alimentação (VA) e no vale-refeição (VR) e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além da manutenção das cláusulas da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por dois anos. Com a aprovação, a minuta será entregue à Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi), a partir do dia 15 de abril, para posterior definição do calendário das reuniões de negociações para a renovação da CCT.
“Estamos unidos e determinados em defender nossos direitos conquistados e buscar avanços para toda a categoria. A participação ativa dos financiários é essencial para garantir melhores condições de trabalho e valorização profissional. Vamos mostrar nossa força e perseverança durante as negociações para alcançarmos resultados justos e satisfatórios para todos”, completou Jair.
“O sucesso da campanha salarial dos financiários depende do envolvimento direto daqueles que vivenciam o dia a dia da categoria. Chegou o momento de contar com os próprios trabalhadores para reivindicar seus direitos e pleitos”, afirmou a representante do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região na mesa de negociação nacional, Katlin Salles. “O êxito da nossa campanha salarial está intrinsecamente ligado à participação ativa daqueles que estão imersos na rotina da categoria. Agora é o momento de envolver diretamente os próprios trabalhadores para que eles reivindiquem seus direitos e demandas”, completou.
A 7ª Conferência Nacional dos Financiários terminou com a mesa de organização da campanha, que aprovou a arte e o slogan da Campanha Nacional 2024: “Representatividade gera conquista – Aumentar a representatividade para garantir direitos e construir vitórias”. “Acreditamos firmemente que a representatividade é a chave para alcançar nossos objetivos. Assim fortalecemos nossa voz coletiva, ampliamos nossas conquistas e construímos um futuro mais justo e próspero para todos os financiários. Juntos, vamos transformar essa visão em realidade e conquistar os direitos que merecemos”, afirmou a secretária de Organização do Ramo Financeiro e Política Sindical da Contraf-CUT, Magaly Fagundes.
Fonte: Contraf-CUT