O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região recebeu, na última quarta-feira, 02 de outubro a visita do médico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Curitiba (Cerest), Elver Andrade Moronte. O médico buscou a Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho da entidade para apresentar o Ambulatório de Saúde Mental e Trabalho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma iniciativa que irá receber trabalhadores com transtornos mentais para investigar sua relação com o trabalho, além de produzir relatório técnico e fazer a notificação, quando necessário.
“Desde 2004, os transtornos mentais estão incluídos na lista de doenças de notificação compulsória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Contudo, ainda há pouquíssimas notificações desses transtornos”, explica Elver Moronte. “Por isso, o Ambulatório tem como proposta contribuir com a diminuição deste ‘silêncio epidemiológico’, pois sabemos que existe uma realidade que não está sendo refletida nos dados da Saúde”, acrescenta, ao lembrar que, segundo os alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um dos maiores problemas mundiais da atualidade.
Funcionamento do Ambulatório
Segundo o médico, um dos coordenadores da iniciativa, o Ambulatório de Saúde Mental e Trabalho irá funcionar no modelo ‘porta aberta’, recebendo tanto os trabalhadores diretamente quanto aqueles encaminhados por entidades, como o Sindicato. A equipe que irá realizar o atendimento será multidisciplinar, composta por profissionais da Medicina do Trabalho, Medicina Generalista, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Serviço Social. Já avaliação criteriosa dos casos será realizada com base em instrumentos certificados pela comunidade científica e reconhecidos pela OMS. Após o atendimento dos trabalhadores, a equipe fará a avaliação, a emissão de um relatório técnico e a notificação ao Sistema.
“Como sabemos que, historicamente, os bancários são uma das categorias com mais notificações relacionadas à saúde mental e que o Sindicato de Curitiba tem uma forte atuação no atendimento dos trabalhadores, viemos apresentar o projeto do Ambulatório, abrindo esse canal de diálogo e estabelecendo uma parceria”, finaliza Elver Moronte.
Para a secretária de Saúde do Sindicato, Ana Fideli, o Ambulatório de Saúde Mental é uma iniciativa muito importante, sobretudo em um período em que os transtornos mentais aumentaram muito, inclusive na categoria bancária. “Sendo assim, essa parceria poderá se tornar mais um importante instrumento de atendimento e combate ao adoecimento de bancárias e bancários”, avalia.
Precisa de atendimento?
Se você precisa de ajuda, entre em contato com a Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, pelos canais disponíveis:
☎️ Telefone (41) 3015-0523
📱 WhatsApp (41) 9 9989-8018 (Opção 3)
✉️ E-mail saude@bancariosdecuritiba.org.br
📍 Saiba mais sobre o atendimento da Secretaria de Saúde clicando aqui.
#SindicatoForteGaranteDireitos
📢 Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias
🧩 Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se
📱 Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter
🗞️ Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp
✋🏾 Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região