Começou na manhã deste sábado, 04 de maio, a 26ª Conferência Estadual das Bancárias e Bancários do Paraná, com o tema “Quem luta junto conquista mais”. O evento integra o calendário preparatório para a Campanha Nacional dos Bancários 2024 e acontece até domingo, 05 de maio, em Londrina, com a participação de 175 delegados e delegadas de todo o estado.
🔴 Confira a programação completa da Conferência Estadual
Após a aprovação do Regimento Interno, foi formada a mesa de abertura, com representantes dos 10 Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR), das regionais Curitiba, Pactu e Vida Bancária, do Comando Nacional dos Bancários, da Contraf-CUT e da CUT Paraná. Em suas falas, os dirigentes sindicais destacaram, sobretudo, a importância da organização nacional da categoria bancária e a mobilização necessária para conquistar avanços nesta campanha salarial.
Fala dos representantes
Vandira Martins de Oliveira, representante da regional Curitiba
“As mudanças tecnológicas e a inclusão digital vêm nos impondo muitos desafios e questões difíceis de lidar. Por isso, estamos aqui para debater todas essas questões e refletir sobre como precisamos ampliar a representação dos trabalhadores do Ramo Financeiro, sobretudo com a expansão dos bancos digitais, das fintechs e escritórios de investimento, entre outros modelos”.
Felipe Pacheco, representante da regional Vida Bancária
“Desde 2016, a categoria bancária não faz greve em campanha salarial. Ao longo desses oito anos, tivemos muitas mudanças na organização dos trabalho bancário e no perfil da categoria. É para debater esses pontos que estamos aqui, em um momento importante de preparação da nossa organização para a Campanha Nacional 2024. E precisaremos da participação de todos e todas, a começar pela consulta de prioridades, que deve ser respondida até o dia 02 de junho!”
🔴 Responda a consulta de prioridades da Campanha Nacional 2024
Nivalda Sguissardi Roy, representante do Pactu
“A campanha salarial é um momento crucial para a categoria bancária, pois é quando vamos garantir melhores condições de trabalho e salários para os trabalhadores. Todas as conquistas que temos não foram concedidas de forma passiva pelos bancos, foram fruto da luta da categoria bancária. E nossa luta é constante. Por isso, vamos continuar unidos e engajados para garantir que essas conquistas sejam preservadas e ampliadas.”
Antônio Fermino, representante do Comando Nacional dos Bancários
“Temos assuntos diversos para debater nesta Conferência Estadual, mas quero destacar três desafios principais: Primeiro, nos apropriar do conhecimento das inovações tecnológicas e dos seus impactos diretos na categoria bancária. Segundo, refletir sobre como iremos chegar em todos os trabalhadores do Ramo Financeiro que precisam ser representados. E, terceiro, fazer uma grande campanha salarial, mostrando nossa força e organização!”
Marcio Kieller, presidente da CUT Paraná
“Quero lembrar que os bancos (e todos os patrões) nunca nos concederam benefícios, tudo o que recebem os trabalhadores são fruto da luta coletiva. Por isso, é tão importante esse momento de construção das nossas reivindicações, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), um acordo que serve como referência para diversas outras categorias da classe trabalhadora.”
Elias Jordão, secretário de Comunicação da Contraf-CUT
“Nós estamos aqui, nesta Conferência Estadual, em mais uma etapa da nossa campanha salarial, colocando mais um tijolo para sua construção. Trata-se, portanto, de uma etapa de importância muito grande, em que teremos a oportunidade de entrar em contato com dados e informações que nos municiarão para as negociações. Além de preparar a contribuição do Paraná para ser levada à Conferência Nacional, que contribuirá para sairmos vitoriosos da campanha de 2024!”
Deonísio Schmidt, presidente da Fetec-CUT-PR
“Uma das estratégias mais precisas que temos é a nossa organização nacional. Unidade que precisamos manter muito firme. Escolhemos o mote desta Conferência Estadual – “Quem luta junto conquista mais” – justamente para fazer referência à mudança de perfil da categoria, destacando que precisamos manter a nossa unidade. E, tenho certeza que, com a participação da categoria, de forma organizada e se mobilizando, nós não teremos perdas. Pelo contrário, teremos capacidade para manter e ampliar os nossos direitos.”
Homenagem Divonzir Gonçalves Pereira
Ao final, a mesa de abertura também fez um minuto de silêncio em homenagem ao bancário aposentado e ex-dirigente sindical Divonzir Gonçalves Pereira, que faleceu no último dia 03 de maio.
#SindicatoForteGaranteDireitos
Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias
Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se
Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter
Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp
Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região