Assessoria jurídica do Sindicato fará contato com bancárias e ex-bancárias que realizaram horas-extras sem intervalos.
O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região assinou acordo com o Banco do Brasil na última quinta-feira, 14 de novembro, em ação judicial para o pagamento de 15 minutos de intervalo antes da realização de horas extras. Conforme proposta do banco aprovada em assembleia, as beneficiárias receberão em média 90% do valor devido. Para receberem esses valores, é preciso adesão individual ao acordo e o Sindicato fará a inclusão do nome das bancárias e ex-bancárias no processo.
“O Sindicato segue protegendo e fazendo valer os direitos das trabalhadoras, por meio de sua assessoria jurídica. Por isso, ressaltamos sempre a importância de um Sindicato forte, para que toda a categoria possa ter seus direitos garantidos, o que só acontece através de muita luta. Essa ação e esse acordo são mais uma demonstração disso”, afirma Patrícia Carbornal, secretária de Assuntos Jurídicos da entidade.
Próximos passos
A assessoria jurídica do Sindicato entrará em contato com as bancárias e ex-bancárias através de seus canais oficiais, por meio do escritório Gasam Advogados Associados (Telefone/WhatsApp (41) 3233-7455 e e-mail contato@declatra.adv.br) para enviar o termo de adesão. O Banco do Brasil vai disponibilizar o valor total do acordo em conta judiciária e com a adesão individual será expedido alvará judicial (normalmente a Vara do Trabalho emite em 10 dias) para liberação do crédito do valor correspondente caso a caso.
Sobre o processo judicial
Conforme o acordo, a ação ficará suspensa durante esses trâmites, até 31/12/2025 e, então, será arquivada e as ações individuais de execução serão extintas.
O que acontece se eu não aderir ao acordo?
As substituídas que não tiverem interesse em aderir aos termos do acordo poderão, caso queiram, executar individualmente o direito reconhecido na decisão judicial coletiva e não precisam esperar até o arquivamento da ação do Sindicato.
Ficou com dúvida?
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato, pelos canais disponíveis:
Telefone (41) 3015-0523
WhatsApp (41) 9 9989-8018 (Opção 2)
E-mail juridico@bancariosdecuritiba.org.br
Saiba mais sobre o atendimento da Secretaria de Assuntos Jurídicos clicando aqui.
#SindicatoForteGaranteDireitos
📢 Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias
🧩 Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se
📱 Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter
🗞️ Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp
✋🏾 Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região