Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Agência de negócios do Itaú continua paralisada em BH

Pelo oitavo dia consecutivo, os bancários mantêm paralisada a agência 3161-BH-Cidade Administrativa do Itaú para garantir que os funcionários do banco não trabalhem com condições precárias de segurança.

Conforme o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte havia denunciado na última semana, o Itaú vem adotando, em todo o país, um novo modelo de agências que extingue os postos de trabalho dos caixas, acaba com a presença dos vigilantes e retira a porta giratória de segurança.

Com isso, os funcionários da área comercial ficam totalmente desamparados, já que a porta da unidade fica aberta sem nenhum mecanismo que possibilite identificar se quem entra na agência está ou não portando uma arma.

Apesar de o banco alegar que conseguiu aprovação de projeto de segurança e autorização da Polícia Federal para funcionar nessas condições, ele certamente deve ter omitido que no interior da agência ainda ficam os caixas automáticos que guardam numerários de depósitos ou para saques.

Diante disso, o procedimento de funcionamento fere os artigos 1º e 2º da lei federal 7.102/83, que obriga que as instituições financeiras tenham a presença de vigilantes para funcionar.

Outra informação apurada pelo Sindicato é que o Itaú manterá um funcionário para processar os pagamentos de venda de produtos a clientes selecionados, o que também discrimina outros clientes e usuários. O banco, sendo uma concessão pública, é obrigado a atender a todos igualmente.

O Sindicato permanecerá na porta da agência pelo tempo que for necessário para impedir que o Itaú obrigue seus funcionários a trabalhar em condições precárias de segurança e ratifica que já está denunciando o Itaú nos órgãos fiscalizadores.

A entidade também orienta que os clientes liguem para o SAC do Itaú e para o Banco Central e que exerçam seu direito de exigir respeito por parte do banco, que deixou de atender a população na agência de negócios, mas continua cobrando tarifas elevadas.
 

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]