Os bancários do Itaú Unibanco da base de Curitiba e região aprovaram, em assembléia realizada nesta terça-feira, 15 de dezembro, no Espaço Cultural e Esportivo da categoria, a assinatura do acordo do novo plano de assistência médica e odontológica negociado com o banco. Apesar dos trabalhadores terem aceitado a implantação da proposta, eles reafirmaram a necessidade de melhorias na rede de credenciamento.
Mudanças – Dentre as modificações neste novo Plano de Saúde estão a possível ampliação da rede de atendimento e a redução do valor pago pela maioria dos funcionários. As negociações consideraram a realidade dos trabalhadores de ambos os bancos e foi preciso criar um novo plano, juntando as características dos anteriores.
Outra mudança é a renovação do Comitê de Acompanhamento do Plano de Saúde, com a participação de 3 trabalhadores e 4 representantes do banco. O comitê será importante na solução dos problemas que poderão surgir com a união dos planos antigos. O novo plano terá a rede credenciada do PASS (Itaú). O Sindicato espera novos credenciamentos e que o plano passe a contar também com os profissionais que hoje atendem ao Unibanco.
Mais opções – Os trabalhadores podem escolher entre os planos Básico e Especial I, além dos planos de maior custo, oferecidos às gerências e à direção do banco. Até então, a maioria dos trabalhadores no Itaú estava inscrita no Especial e, no caso do Unibanco, no Básico (ver quadro). Os planos Básico e Especial I terão as mesmas coberturas, o que os diferencia é o padrão de internação (um é enfermaria e o outro apartamento).
O novo plano garante a isenção de pagamento para todos os funcionários em consultas e exames complexos, aqueles que custam mais que 180 CH (um CH equivale a R$ 0,30). No caso dos exames complexos, a gratuidade é para titulares e dependentes. Já os dependentes pagarão coparticipação nas consultas e nos exames simples (custo menor que 180 CH). Todo o custo adicional de coparticipação será limitado a 2% do salário e liquidado no mês, sem sobra de saldo para o mês seguinte.