Vão desembarcar em Curitiba, a partir do dia 20 de julho, bancários e bancárias de todos os cantos do Brasil para a 14ª Conferência Nacional dos Bancários. O evento, que acontece tradicionalmente em São Paulo, neste ano, terá como palco a capital paranaense. O motivo é o aniversário de 80 anos de fundação do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, comemorado no último dia 06 de julho, e também os 20 anos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná (FETEC-CUT-PR), completados em janeiro. Além disso, 2012 também é o ano em que os bancários celebram os 20 anos da Convenção Coletiva de Trabalho válida nacionalmente.
Assim, a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), a FETEC-CUT-PR e o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região têm enorme satisfação em receber os participantes da Conferência Nacional. Temos nos esforçado e trabalhado bastante, há alguns meses, para proporcionar uma calorosa recepção aos representantes dos trabalhadores bancários. Esperamos, sinceramente, que o calor de nossa satisfação em recebê-los espante as baixas temperaturas previstas para os dias 20, 21 e 22 de julho. Contamos ainda com nossas combativas almas sindicais e suas fortes labaredas, sempre prontas para a luta.
A 14ª Conferência Nacional dos Bancários dá sequência à construção e organização da campanha salarial da categoria, que tem seus primeiros passos na Consulta da Campanha Nacional dos Bancários 2012 – em que os bancários da base apontam suas expectativas –, passa pelas Conferências Estaduais e Regionais em todo o país e culmina em uma grande Plenária Geral, que delibera sobre todas as reivindicações dos trabalhadores. O resultado de todo este processo será a Minuta de Reivindicações 2012, documento que sistematiza nossos anseios no campo econômico e social e que será entregue a classe patronal.
Para isso, os quase 700 delegados da Conferência Nacional, bancários dos mais diversos lugares e de todos os bancos, de 150 sindicatos diferentes, participarão de importantes discussões políticas e econômicas, realizando análises de conjuntura nacional e internacional e debatendo estratégias de luta. Os eixos temáticos das negociações, apontadas pelo Comando Nacional dos Bancários e ratificado em todas as Conferências Regionais, serão: 1) Emprego; 2) Remuneração; 3) Saúde, Condições de Trabalho e Segurança Bancária; e 4) Sistema Financeiro Nacional. Os delegados defenderão, ainda, a convocação da primeira Conferência Nacional do Sistema Financeiro, – em um encontro que envolva a sociedade civil, os movimentos sociais e sindical, a iniciativa privada e o Governo Federal, com o objetivo de discutir com clareza novas regras para o Sistema Financeiro Nacional. Basta da lógica liberal que prevalece nos dias de hoje e que faz com que haja um total desrespeito ao Artigo 192 da Constituição Federal.
A 14ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada em 2012, acontece em um cenário adverso, calcada em uma conjuntura econômica pouco favorável, em função do crescimento econômico reduzido apontado pelas análises estatísticas – com um desenvolvimento nacional plantado nas casas de 2% ou 3% de crescimento – e das crises mundiais que assolam a Europa e os Estados Unidos. É neste mesmo contexto que iniciaremos a Campanha Nacional dos Bancários 2012, muito em breve. Por isso, o momento de organização nacional tem especial importância, pois somente com unidade seremos capazes de alinhar a atuação dos Sindicatos e Federações para enfrentar os banqueiros em mais uma batalha. E, mais uma vez, sairmos deste embate com manutenção dos direitos adquiridos e novas conquistas.
Por fim, é com o espírito preparado para as lutas que se seguem que nós, trabalhadores da base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, receberemos alegre e calorosamente os participantes da 14ª Conferência Nacional dos Bancários, companheiros de todos o Brasil que chegam a Curitiba para esquentar o clima da nossa campanha salarial.
Marcio Kieller, secretário de Politicas Sindicais do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e vice-presidente da CUT-PR
Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba
Elias Jordão, presidente da FETEC-CUT-PR