Convenção Coletiva de Trabalho foi aprovada por 56,16% dos votantes na base de Curitiba e região. Empregados da Caixa e do Banco do Brasil rejeitaram proposta. No BB, a cláusula 17, sobre demissão motivada, em votação separada, foi aprovada por 58,46% dos votantes.
Em assembleia online realizada no período das 20h do dia 4 de setembro às 20h do dia 5 de setembro, com a participação total de 4.213 votantes (somando trabalhadores de bancos privados, do Banco do Brasil e da Caixa), a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2026 foi aprovada nos bancos privados na base do Sindicato de Curitiba e região. Na Caixa, a proposta foi rejeitada com 57,93% dos votos e no Banco do Brasil foi rejeitada com 50,98%.
No Banco do Brasil, a cláusula 17, sobre demissão motivada, em votação separada, foi aprovada por 58,46% dos votantes, conforme redação a seguir: O eventual desligamento de funcionário, por iniciativa do BANCO, será necessariamente e previamente submetido à deliberação de órgão colegiado, obrigatoriamente integrado pela área de recursos humanos do banco. O motivo do desligamento deverá ser expressamente indicado, observando-se fluxos e alçadas estabelecidos nas normas internas do banco.
Convenção Coletiva de Trabalho
O acordo por dois anos contempla reajuste com reposição da inflação mais aumento real, sendo reajuste de 4,64% para salários, VA e VR, PLR e todas as demais verbas, o que representa 0,7% de aumento real, considerando uma projeção de inflação de 3,91% em 2024 e para 2025, a reposição da inflação (INPC), mais ganho real de 0,6% sobre salários e todas as demais verbas.
O acordo aprovado pela categoria garante o pagamento da antecipação da PLR em setembro e a antecipação do pagamento da 13ª cesta alimentação para outubro.
Dez novas cláusulas sociais foram incorporadas à CCT que representam avanços no combate ao assédio moral, ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho; compromisso com a isonomia salarial entre homens e mulheres; promoção do acesso e permanência de pessoas LGBTQIA+ nos bancos; iniciativas de requalificação para que os trabalhadores se adaptem às mudanças tecnológicas, com ênfase nas mulheres; e a realização de um novo Censo da Diversidade em 2026.
Caixa e BB
Os próximos passos sobre a rejeição do acordo no BB e na Caixa estão sendo avaliados pelo Comando Nacional.
#SindicatoForteGaranteDireitos
Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias
Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se
Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter
Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp e ative as notificações
Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região