Encontro marca início da Campanha Nacional 2024, que irá renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Trabalhadores do BB e da Caixa também entregaram minutas específicas.
O Comando Nacional dos Bancários, que representa as trabalhadoras e os trabalhadores da categoria, entregou, nesta terça-feira, 18 de junho, a minuta de reivindicações à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O documento servirá de base para as negociações da Campanha Nacional 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Os representantes dos trabalhadores na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa também entregaram, aos respectivos bancos, as minutas de reivindicações para a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) específicos.
📌 Confira aqui a minuta de reivindicações aprovada em assembleia
A minuta entregue à Fenaban seguiu uma série de etapas de construção, sendo elaborada com base na Consulta Nacional dos Bancários, que ouviu mais de 46 mil trabalhadores de todo o País, passando ainda por Conferências Regionais e Estaduais. O documento foi submetido à aprovação na 26ª Conferência Nacional dos Bancários e em assembleias realizadas em todo o país, com concordância de mais de 95% dos votantes.
📌 Confira também como foi a construção das reivindicações da categoria
Diante da conjuntura ímpar imposta pelas novas tecnologias e que traz mudanças profundas no Sistema Financeiro, a coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, reforçou a importância da mesa de negociação. “Esta mesa é um grande exemplo de negociação coletiva, no Brasil, para as demais categorias. Esperamos continuar com a ajuda de todos para valorizar esse espaço. Não há de democracia sem Sindicatos fortes”, pontuou.
Ela destacou que, somente no ano passado, os bancos tiveram um crescimento de 5%, o que representou R$ 145 bilhões. “Diante deste dado, que é resultado direto das trabalhadoras e dos trabalhadores, temos a expectativa de um bom acordo”, ressaltou a dirigente. Juvandia reforçou na mesa que, além das reivindicações por reposição da inflação mais aumento real de 5%, valorização do VA e VR e aumento da PLR, os trabalhadores reivindicam a manutenção dos empregos, a igualdade salarial entre homens e mulheres, combate ao assédio (moral e sexual) e melhores condições de trabalho e saúde. Neste último ponto, a dirigente destacou que a pressão por metas tem relação com o aumento de casos de adoecimento na categoria.
O papel do sistema financeiro no combate à crise climática também foi apontado por Juvandia: “Os bancos não podem colaborar com empresas ou investimentos sem compromisso ambiental”. Ainda no ponto ambiental, a dirigente reforçou a importância de mesas de negociação para atender os trabalhadores atingidos por catástrofes, como a que ocorreu diante da tragédia no Rio Grande do Sul.
Negociações
Neiva Ribeiro, também coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, reforçou a importância da organização da categoria na consolidação da minuta entregue à Fenaban. “Essa pauta foi construída a partir de um processo vigoroso de debates e conferências entre nossas bases em todo o país. Foi um trabalho árduo, diante de tantas questões importantes para a categoria, de transformações no mundo do trabalho, com profunda interferência da inteligência artificial, da revolução 4.0 e que impactam todo o cenário político e econômico”, observou. “Esperamos, nos próximos dias, avançar bastante na defesa do emprego, em condições de trabalho que não sejam adoecedoras, para um mundo do trabalho mais saudável, aperfeiçoando os mecanismos de combate ao assédio moral e sexual”, completou.
Conforme estabelecido na reunião, as negociações já começam na semana que vem, nas seguintes datas:
🗓️ 26 de junho;
🗓️ 02, 11, 19 e 25 de julho;
🗓️ 06, 13, 20 e 27 de agosto.
#SindicatoForteGaranteDireitos
Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias
Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se
Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter
Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp
Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão
Fonte: Contraf-CUT