Após as reuniões por local de trabalho, os dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região estiveram reunidos, no dia 26 de outubro, com a Superintendência de Pessoa Física do Banco do Brasil para apresentar os resultados da consulta sobre condições de trabalho realizada com os funcionários e funcionárias do Escritório Leve. Diante das informações levadas pelo Sindicato, a Superintendência se comprometeu a verificar a correta aplicação dos balizadores de metas no Escritório Leve em Curitiba, sobretudo porque, segundo os relatos, praças com o mesmo potencial de carteira chegam a ter uma meta de 30% a 50% menor.
Seguindo a instrução normativa, durante a reunião, a Gestão de Pessoas (Gepes) e a Superintendência reforçaram a orientação de que os funcionários devem atuar pelo canal oficial do banco, que é o “Fale com”. Os dirigentes sindicais afirmaram que, de forma recorrente, os funcionários avaliam que a ferramenta é ineficiente para fechamento de negócios e apresenta um delay na interação. No entanto, segundo a direção do banco, o BB não autoriza o uso de ferramentas particulares (como celulares e notebooks próprios) e que tal uso é passível de processo administrativo. Ainda conforme os representantes do banco, o BB está em processo de aquisição de mais celulares por equipe e de notebooks para todos. Já o processo de integração do WhatsApp no sistema Omni está em fase de licitação e deve acontecer no primeiro semestre de 2024.
“Solicitamos a melhoria na sinalização de ligações que entram no sistema Omni, para que haja uma maior visibilidade e que o funcionário não tenha que ficar logado com o fone durante o tempo todo, sob pena de perder o atendimento caso não esteja”, relata a dirigente sindical Ana Paula Busato. Sobre o uso contínuo de fones para o atendimento, em um ambiente com muito ruído, o Sindicato solicitou seja incluído nos exames periódicos o teste audiométrico, além da implantação da NR17, que estabelece a pausa de 10 minutos a cada hora de trabalho realizada. “Também tratamos sobre o fato de as ligações serem gravadas, frisando que os funcionários não foram informados oficialmente a respeito disso, tampouco sobre a finalidade de uso dessa gravação”, completa.
Por fim, outros pontos debatidos na reunião foi o acesso dos trabalhadores ao ranking de atingimento de metas, que fere a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, e a expectativa dos trabalhadores de que haja valorização das pessoas lotadas na unidade, já que não houve promoções internas recentemente. A Superintendência ficou de dar um retorno formal ao Sindicato em uma semana.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região