16/02/2004
(São Paulo) A CNB/CUT lançou hoje a segunda fase da Campanha Nacional Contra as Demissões. Os novos materiais são alusivos ao carnaval e sua confecção foi aprovada na reunião da Diretoria Executiva da CNB/CUT, realizada de 10 a 13/02, em Nazaré Paulista São Paulo.
Os diretores da CNB/CUT avaliaram como positiva a primeira fase da campanha , que denunciou as demissões ocorridas em 2003 e a intenção de alguns bancos, principalmente o Bradesco, de realizar a dispensa de cerca de 12 mil funcionários no início de 2004. “A campanha foi positiva, pois se os bancos pretendiam demitir, recuaram diante da denúncia feita pela CNB e sindicatos em todo o Brasil”, afirmou Vagner Freitas, presidente da Confederação.
Segundo ele, as entidades sindicais devem continuar acompanhando de perto todos os casos de demissões que ocorrerem e informar à CNB. A grande novidade desta segunda fase da campanha é a inclusão do Banco Itaú nos materiais que, segundo informações, também pretende demitir em grande escala neste ano.
Ações – No final do ano passado e início deste ano, a CNB e os sindicatos fizeram uma grande mobilização para denunciar as demissões e a falta de responsabilidade social dos bancos. Foram feitas reuniões com entrega do dossiê sobre as demissões no Bradesco às Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas, além de reunião como ex-ministro do Trabalho, Jaques Wagner, que chegou a interpelar o Bradesco sobre a possibilidade de demissão em massa.
Agora estas atividades devem continuar e a CNB aguarda audiências com o presidente da República e o novo ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, que afirmou no dia de sua posse que um setor que lucra tanto não poderia demitir. Berzoini se comprometeu a promover o diálogo entre bancos e representantes dos bancários para evitar as demissões.
Meire Bicudo – CNB/CUT