Os trabalhadores de bancos privados da base do Sindicato de Curitiba aprovaram, em assembleia na última semana, a proposta da Fenaban para renovação da CCT. Com isso, o acordo será assinado nesta terça-feira, 10 de setembro, e o reajuste bancários 2024 será retroativo a 1º de setembro (data-base da categoria).
Os empregados da Caixa na base do Sindicato e na maioria do país rejeitaram o acordo proposto pelo banco público e o Comando Nacional dos Bancários enviou comunicado para o banco, informando o resultado das assembleias e solicitando a reabertura das negociações, bem como a garantia da manutenção do ACT Caixa e da CCT da categoria, que venceram em 31 de agosto.
Os funcionários do Banco do Brasil da base do Sindicato, diferente da maioria dos funcionários do país, também rejeitaram a proposta de acordo da CCT dos bancários e do ACT específico BB, mas aprovaram a cláusula 17, votada em separado. O Sindicato publicou edital, na última sexta-feira, 06 de setembro, convocando para nova assembleia online, que será realizada a partir das 20 horas desta segunda (9) e se encerra às 12h de terça (10), para avaliação da CCT e do ACT e possível deflagração de greve (acesse aqui o edital). A assembleia será precedida de plenária virtual, que será realizada a partir das 18h30 (acesse aqui para se cadastrar e participar). Para os bancários do BB que aprovaram o acordo, ele será assinado também nesta terça (10) e o BB anunciou que paga a PLR três dias após a assinatura do ACT. A PLR da CCT (Fenaban) será paga em setembro, como acordado durante as negociações da Campanha dos Bancários 2024.
Relembre
Foram três assembleias virtuais (de bancos privados, do BB e da Caixa), em que as votações foram realizadas das 20h de quarta-feira (4 de setembro) e encerraram às 20h de quinta-feira (5 de setembro). Na assembleia dos trabalhadores de bancos privados, o acordo Fenaban para renovação da CCT foi aprovado com 56,16% dos votos na base de Curitiba e região. O acordo do BB foi rejeitado por 50,98% dos votos (a aprovação nacional foi de 69%). O acordo da Caixa foi rejeitado por 57,93% dos empregados votantes. Na base do Sindicato, votaram 4.213 bancários, sendo 851 da Caixa, 2.299 do BB e 1.063 dos privados, uma participação recorde em assembleias da campanha salarial na base do Sindicato.
#SindicatoForteGaranteDireitos
Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias
Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se
Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter
Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp e ative as notificações
Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região