Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Chegou o momento da mobilização

Chegamos ao momento decisivo da nossa Campanha Nacional dos Bancários 2010! Após uma longa jornada de organização e preparação, chegamos ao momento de organizar nossa mobilização. Diante dos resultados das negociações com a Fenaban e também com o Banco do Brasil e a Caixa, quando todas as nossas reivindicações foram literalmente rejeitadas, ficou evidente o descaso e a intransigências dos banqueiros, que empurram os bancários de todo o país para uma grande greve.

A Fenaban, assim como o Banco do Brasil e a Caixa, alegam que é necessário um prazo para consultar os conselhos de administração dos bancos e, então, apresentar uma proposta global. Isso deve acontecer em 22 de setembro, quando está agendada uma nova reunião de negociação. Nem parece que entregamos nossa minuta em 11 de agosto e que estamos negociando desde o dia 24 daquele mês.

Vale ressaltar que estamos vivendo um dos melhores momentos da nossa economia, com projeção de crescimento de 7% para o próximo período. Além disso, o Sistema Financeiro Nacional apresenta expectativas muito melhores, com resultados entre 25% e 30% de rentabilidade em relação ao patrimônio (somente no primeiro semestre de 2010).

Enquanto os cinco principais bancos lucraram, apenas no primeiro semestre 2010, mais de R$ 21 bilhões, mais de 48 mil bancários em todo o país foram substituídos, em um processo de rotatividade absurda. Assim, a aqueles que contribuíram com estes resultados estratosféricos restou apenas a convivência com as metas abusivas, o assédio moral e péssimas condições de trabalho. Em média, 1.200 bancários por mês, em todo o país, se afastam por licença-saúde, sendo 50% devido a LER/Dort ou transtornos mentais. Esta situação é insuportável.

Mas os banqueiros não aprenderam a lição. Nem parece que em 2009 os bancários deixaram bem claro a insatisfação, chegando ao ápice da campanha salarial com 7.222 agências paralisada.

Portanto, companheiros e companheiras, não fiquem intimidados com as ameaças de gestores assediadores que estão comprometidos com a "política do chicote". Não vá para as contingências. Os interditos proibitório proíbem o Sindicato de realizar manifestações ou mesmo de se aproximar das unidades bancárias, mas ele não proíbe a consciência do bancário, muito menos o seu direito constitucional de se manifestar. Junte-se a nós!

Participe das assembleias convocadas pelo Sindicato, pois assembleias lotadas são sinônimo de grandes mobilizações. E somente com união e mobilização haverá conquistas.

Conto com a presença de todos!

 

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]