CNB – 22/01/2004
(São Paulo) A CNB/CUT enviou hoje à Fenaban e aos bancos um pedido de antecipação da segunda parcela da PLR – Participação nos Lucros e Resultados. Embora os bancos tenham até o dia 3 março para efetuar o pagamento da segunda parcela, conforme determina a Convenção Coletiva dos Bancários, a CNB entende que os bancos continuaram com os lucros altos no ano passado e por isso podem fazer a antecipação.
O presidente da CNB/CUT, Vagner Freitas, lembra que os bancários, como os demais cidadãos, têm uma sobrecarga de despesas neste primeiro mês do ano com a compra de materiais escolares, pagamento de matrículas de filhos e de faculdade, além do IPTU e IPVA que vencem neste mês. “A antecipação da segunda parcela seria um alívio no bolso dos bancários e os bancos podem perfeitamente pagar agora, pois continuaram com os ganhos altos em 2003”. Para Freitas, a antecipação seria um reconhecimento dos bancos ao esforço dos bancários para produzirem os grandes lucros.
A correspondência foi enviada hoje à Fenaban e a todos os bancos. Nos anos anteriores alguns bancos fizeram o pagamento da segunda parcela antes do prazo legal. A CNB/CUT espera que este ano, além destes, outros bancos se manifestem e antecipem o montante.
Meire Bicudo – CNB/CUT