O coletivo de dirigentes sindicais do Itaú em Curitiba se reuniu na tarde desta quinta-feira, 16 de fevereiro, na sede do Sindicato, para debater o Projeto Corredor, implantado como piloto pelo banco em quatro agências da capital. Essas agências, localizadas na região central, estenderam o horário de atendimento ao público, sendo duas atendendo das 8h às 16h e outras duas das 12h às 20h.
De acordo com o dirigente Junior Cesar Dias, secretário de Mobilização e Organização da Base, foi feita uma avaliação da reunião realizada em São Paulo, na semana passada, em que o banco pediu um prazo de dois meses para avaliar o projeto. "Nós queremos que o banco antecipe seu posicionamento sobre o Projeto Corredor e apresente um detalhamento para o Sindicato, porque nós já registramos diversos problemas para os trabalhadores", explica.
Entre os problemas observados pelo coletivo do Itaú com o Projeto Corredor estão o desvio de função, já que após a jornada de seis horas dos caixas quem assume o atendimento são os gerentes operacionais; a sobrecarga no atendimento nas agências das imediações, já que o atendimento ampliado privilegia correntistas; falta de estrutura e de pessoal; implementação unilateral pelo banco; falta de segurança para bancários que alteram suas rotinas.
Atendimento em dois turnos – Uma outra proposta de atendimento ao público pelos bancos em dois turnos teve a participação do movimento sindical, mas com o diferencial de ampliar o atendimento para todos e não somente para correntistas. Consequentemente, os bancos teriam que ampliar o número de contratações, o que não está sendo feito pelo Itaú.