Integrantes do Coletivo Estadual de Dirigentes Sindicais do Itaú participaram na quinta-feira, 31 de julho, em Londrina, de mais uma reunião de trabalho. Estiveram presentes cerca de 30 representates das regionais do Vida Bancária, Pactu e de Curitiba.
Na pauta dos debates estavam incluídos assuntos referentes ao Funbep (Plano de Previdência dos funcionários do Banestado), Plano de Saúde, demissões por justa causa, entre outros.
O representante da Anapar, José Altair, orientou os Sindicatos a debaterem em suas bases as questões ligadas ao Funbep, analisar a taxa aplicada, que está baixa, a expectativa de vida dos participantes e o comportamento dos administradores do fundo de pensão. Após o debate, os dirigentes sindicais definiram encaminhamentos a serem tomados pela Fetec-CUT/PR e os conselheiros do Funbep.
No debate sobre o Plano de Saúde foi sugerido fazer uma minuta de reivindicações a ser apresentada aos Sindicatos antes da reunião de negociação específica com o banco.
Em relação às demissões por justa causa, o Coletivo decidiu levantar as razões que resultaram nesta modalidade de dispensa para definir o que deverá ser feito.
Também foram debatidos e apontadas ações para conter a abertura de agências de negócios pelo Itaú, devido aos riscos, e o processo de bancarização dos funcionários da Fináustria.
Para Kelly Menegon, diretora do Sindicato de Londrina e representante da Fetec-CUT/PR na COE Itaú a reunião do Coletivo foi fundamental para que os dirigentes sindicais façam o debate em suas bases e apontem prioridades que devem ser cobradas do banco.