20/02/2004
(São Paulo) Hoje às 16h, a Comissão dos Empregados do Santander Banespa estará reunida com a direção do Grupo Santander a fim de reverter as demissões. Somente ontem em São Paulo, cerca de 70 bancários do Grupo foram demitidos.
A negociação foi sugerida pelo banco, após o fechamento do edíficio-sede do Banespa em São Paulo, hoje pela manhã. A paralisação incluiu a agência Central. Segundo a diretora da Afubesp, Ivani Baptistão, as demissões estão pipocando em todo o país. Grande parte dessas demissões se devem ao fechamento de agências do Santander Brasil, que está incorporando a marca Banespa.
De acordo com a diretora da Afubesp, 20% do lucro mundial do Grupo se deve justamente ao Santander Banespa – R$ 1,746 bilhão. Segundo ela o grande número de estagiários, 5.000 em todo o Grupo, não justificaria as demissões. “Pelo contrário, deveriam haver mais contratações e substituição dos postos que estão sendo fechados por conta das aposentadorias”, ressalta. Conforme Ivani Baptistão estão ocorrendo, somente no Santander Banespa, 80 aposentadorias mês, sem a necessária recolocação de outro funcionário na mesma função.
Aos que estão sendo demitidos
A Afubesp solicita aos que estão sendo demitidos as seguintes medidas:
– Quem for chamado pelo banco, não deve assinar nada;
– Se for solicitado exame demissional, não fazer;
– O bancário deve procurar o sindicato de sua base ou a Afubesp;
– Outras informações poderão ser obtidas nos sites www.afubesp.com.br ou www.spbancarios.com.br .
Blumenau
Em Blumenau (SC), o Sindicato dos Bancários paralisa a agência do Banespa. A atividade deverá perdurar por todo o dia. O Sindicato informa que ocorreram quatro demissões, das quais duas de empregados com estabilidade pré-aposentadoria e duas de empregados do câmbio.
Fonte: Carolina Coronel – CNB/CUT