Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Consciência Negra | Seja antirracista

Neste sábado, 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e Região te faz dois convites: o primeiro, é para a reflexão, que não basta você não ser racista, é preciso ser antirracista; o segundo, é para manifestar seu posicionamento, nas ruas e nas redes sociais, participando do ato unificado Fora Bolsonaro, convocado no Dia da Consciência Negra para marcar a luta contra um governo racista.

Seja antirracista!

Como posso lutar contra o racismo com ações antirracistas? Entendemos que o racismo no Brasil é estrutural, pois o povo negro foi escravizado como força de trabalho no país por séculos durante a colonização e as feridas das torturas ainda estão abertas nessa luta por igualdade e justiça social – que infelizmente é sempre a partir de situações desiguais, comprovadas por estatísticas.

O desemprego afeta mais a população negra, que tem os piores salários, exerce trabalhos mais precários, e é a primeira a perder o emprego; na pandemia, as mortes por Covid-19 atingiram mais os negros do que as pessoas não negras; as maiores vítimas de feminicídio e de violência obstétrica são mulheres negras; os negros também são as pessoas que mais morrem em ações policiais; a insegurança alimentar atinge mais a população negra.

Mude de postura nas relações sociais

As nossas ações se tornam antirracistas quando passam por uma mudança de postura de todos nós: não é possível mais tolerar o uso de palavras e termos racistas, é preciso promover a inclusão nas nossas relações pessoais e profissionais, lutar contra diferenças de tratamento, de salários, de oportunidades.

Defenda a política de cotas

Para isso, é preciso que todos e todas entendam a importância de ações afirmativas, como a política de cotas, dessa luta pela igualdade, porque ela é a partir de situações desiguais. “Pensando nisso e para estender a busca por uma sociedade mais igualitária, é que o Sindicato de Curitiba e região levou como pauta, que foi aprovada na Conferência Nacional dos Bancários de 2021, a negociação com os bancos pela contratação de, no mínimo, 20% de pessoas negras nas instituições financeiras”, explica Ana Busato, diretora da Secretaria de Imprensa do Sindicato.

A proposta teve como objetivo reverter o quadro de sub-contratação de trabalhadores negros e negras, reflexo também da negligência do Estado, que por omissão nas políticas públicas acaba legitimando a discriminação étnica, considerando que somente em 2014 a política de cotas foi implantada na administração pública federal, estabelecendo o percentual mínimo de 20% de vagas para negros e negras nos concursos públicos (Lei Federal 12.990/2014).

Seja escuta

É preciso também ser escuta: assistir filmes produzidos e protagonizados por homens e mulheres negras, ler autores e autoras negras, garantir a representação nos parlamentos através do voto, participar de formação continuada sobre os racismos que atravessam as situações do dia a dia.

E quando você ouvir um termo racista, esclareça para seu interlocutor sobre a importância de determinada frase não ser mais repetida, nem tolerada.

Racismo é crime, denuncie!

O Paraná mantém o canal de denúncias do Programa SOS Racismo, de políticas públicas de combate ao racismo no Estado, para tratar de crimes raciais e de intolerância. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800-642-0345 (atendimento de segunda à sexta, das 9h às 17h) ou pelo e-mail sosracismo@sejuf.pr.gov.br.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, é uma referência à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, assassinado em 1695. Durante todo o mês de novembro, são realizadas atividades que rememoram a resistência e rebeldia do povo negro no Brasil, na luta e enfrentamento contra o racismo que atravessa as diversas esferas da sociedade.

Em novembro, o povo negro reafirma o orgulho da identidade negra e escancara os dados da desigualdade. Além do legado de Zumbi, o povo negro subverte o apagamento histórico de Dandara, Maria Quitéria, Carlos Marighella, Luiz Gama e diversos outros símbolos da luta antirracista.

VI Fórum Nacional Pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro

Para os enfrentamentos da luta antirracista, direcionados à categoria dos trabalhadores do sistema financeiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) promove na próxima semana, dia 23 de novembro, o VI Fórum Nacional Pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, direcionado dirigentes sindicais e às assessorias responsáveis pelas Secretarias de Políticas Sociais dos Sindicatos e das Federações, para subsidiar ações sindicais contra o racismo, e terá a participação do Sindicato de Curitiba.

20 de Novembro :: Ato Fora Bolsonaro

A Campanha Fora Bolsonaro retoma neste sábado, em todo o país, as manifestações de rua contra os retrocessos do governo Bolsonaro, alavancada pela convocatória dos movimentos Coalizão Negra por Direitos e Convergência Negra.

O Sindicato convoca toda a categoria bancária e financiária a aderir aos atos contra as políticas do governo Bolsonaro, que extinguiu ações de redução das desigualdades no mercado de trabalho. Em Curitiba, a concentração será às 15 horas, nas Ruínas São Francisco.

Saiba mais: 20/11 | Todos às ruas contra o racismo e pelo Fora Bolsonaro

 

Quer saber mais?

Brasil de Fato: Racismo estrutural leva à maior mortalidade materna entre mulheres negras, aponta pesquisadora

EKOA/UOL: Heliana Hemetério lutou para pauta anti-racista incluir gênero e orientação sexual e para saúde ser para todas

UOL: O que é racismo institucional e como podemos combatê-lo?

UFRB: Novembro: mês da consciência negra

 

O Sindicato está realizando no mês de novembro diversas ações nas redes sociais de reflexão e conscientização na luta antirracista. Acompanhe:

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba   

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

 

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]