Encontro no Paraná foi a nona edição de curso que já conta com cerca de 500 dirigentes formados em várias regiões do país.
Trabalhadores do Paraná participaram, neste final de semana, 08 e 09 de novembro, do Módulo I do Curso de Formação para Novos Dirigentes, oferecido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O curso aconteceu na sede do Sindicato de Londrina e contou com a participação de 50 diretores e diretoras, filiados à Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR). Dirigentes dos Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região também participaram.
“Essa atividade é fundamental para organizar as lutas da categoria”, ressaltou o presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, sobre o curso que carrega metodologias de Paulo Freire e de Lev Vygotsky, com dinâmicas interativas (leituras e apresentações em grupos, estímulo ao debate e compartilhamento de conhecimentos). O conteúdo do curso inclui a história da organização da classe trabalhadora, a luta pela democratização do Brasil (pós fim da ditadura) e o papel do dirigente sindical na defesa dos direitos da sua categoria.
“O principal conceito deste primeiro módulo é trabalhar com eles um pouco da história dos trabalhadores e do movimento sindical e trazer para eles uma definição do que é universo do movimento sindical que eles participam, o que é ser dirigente sindical”, explicou o professor de formação da Contraf-CUT, José Luís Vasquinho Paredes, que ministrou as aulas. Segundo ele, o passo seguinte após o Módulo I é a criação de uma rede nacional de formação, para que os dirigentes sejam incentivados a se tornarem novos formadores. “Neste curso a proposta não é dar todo o embasamento teórico, mas fazer um resgate de pontos importantes para que, a partir daí, o dirigente siga procurando a formação, que é sempre contínua, nunca uma coisa estática, que para”, ensinou.
A secretária interina de Formação da Contraf-CUT, Magaly Fagundes, que também esteve presente no encontro, completou que “é fundamental” o resgate histórico da luta dos trabalhadores pelos seus direitos, que o curso se propõe é fazer: “Ter conhecimento teórico e conhecimento de fatos históricos nos ajuda com instrumentos para entender e atuar nos desafios de hoje. Por isso, a formação é fundamental, porque fortalece cada um e cada uma de nós”. Ela destacou ainda que o encontro de Londrina foi a nona edição do curso da Contraf-CUT. “Considerando todas as edições, tivemos a participação de cerca de 500 dirigentes, de várias regiões do país até o momento”, pontuou.
Fonte: Contraf-CUT