No dia 19 de novembro, roda de conversa em Curitiba vai amplificar os debates realizados em Salvador.
Nos dias 09 a 10 de novembro, foi realizado Salvador o 2° Encontro Nacional do BB Black Power, um grupo auto organizado de funcionárias e funcionários afrodescendentes do Banco do Brasil. Com o tema “Os desafios do povo negro dentro do mercado financeiro”, o evento contou com palestras e discussões sobre temas abrangentes e relevantes para a categoria bancária, com recorte para a população negra, como saúde mental, visibilidade e encarreiramento no banco.
Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em junho de 2023, apenas 23,6% das pessoas que trabalhavam em bancos no país eram negras e negros. Considerando os cargos de diretoria das instituições financeiras, o índice era ainda menor: apenas 4,8%.
“Nosso objetivo, com este segundo encontro, foi realizar letramento racial, pensar em propostas para melhoria das condições de trabalho e reafirmar a defesa da luta antirracista”, explica a dirigente sindical Cinara Freitas Tonatto, que participou do evento. “Também promovemos união e acolhimento, com resgate de ancestralidade, que denominamos de ‘aquilombamento’, entre os funcionários negros e pardos do BB, tendo como cenário uma cidade rica pela sua história de pessoas escravizadas e sua luta por dignidade”, complementa.
BB Black Power
O grupo auto organizado BB Black Power surgiu em 2017, primeiramente como um pequeno grupo de troca de mensagens no aplicativo WhatsApp. Atualmente, já são mais 800 participantes, com bancárias e bancários de Unidades de Negócios, departamentos de apoio e diretorias. “O movimento do BB Black Power reflete a importância de coletivos que estejam atentos para a proposição e acompanhamento de pautas identitárias de forma contínua e com visibilidade social”, conclui Cinara.
Retorno
Com o objetivo de amplificar os debates ocorridos durante o 2° Encontro Nacional do BB Black Power, a dirigente sindical Cinara Freitas Tonatto está organizando uma roda de conversa, com o tema “BB Black Power: Saúde mental e visibilidade negra nas instituições financeiras”, na próxima terça-feira, 19 de novembro, a partir das 19h00, no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato. O evento contará com a presença da líder comunitária Andreia de Lima e do grupo Slam Zumbi e Dandara.
✊🏿 Roda de Conversa | BB Black Power: Saúde mental e visibilidade negra nas instituições financeiras
Data: terça-feira, 19 de novembro
Horário: a partir das 19h00
Local: Espaço Cultural e Esportivo
(Rua Piquiri, 380 – Rebouças)
#SindicatoForteGaranteDireitos
Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias
Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se
Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter
Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp e ative as notificações
Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região