Sindicalistas realizam mobilização nas principais unidades do banco no país. As atividades fazem parte da campanha mundial lançada no dia 17 de março, em São Paulo, pela assinatura de acordo global com o HSBC.
Os dirigentes sindicais do HSBC estiveram nas principais agências e sedes administrativas do banco na capital, nesta sexta-feira, dia 28 de maio. A mobilização se estendeu para outras cidades do Brasil e no mundo em que o HSBC está presente. "Este ato foi realizado nesta sexta devido a assembleia mundial de acionistas do banco inglês, que ocorre hoje, em Londres", explica o dirigente sindical Marco Aurélio Cruz. A mobilização tem o propósito de pressionar o banco pela abertura de negociações para a construção de um acordo marco global que garanta os mesmos direitos fundamentais para os funcionários em todos os mais de 86 países em que a empresa atua.
De acordo com informações da Contraf-CUT, dirigentes sindicais da Inglaterra e França, acionistas do banco, participarão da assembléia de acionistas, onde defenderão as reivindicações dos trabalhadores por maior valorização, respeito e dignidade no trabalho, cobrando a abertura de negociações sobre o acordo global.