Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

DO BRASIL PARA O MUNDO –

CNB – 16/07/2004
(São Paulo) A construção das redes dos trabalhadores do ABN Amro e HSBC começa no Brasil. Para isso, a CNB/CUT e a Central Sindical Holandesa, FNV, estão organizando, como o apoio da Fetec PR e Sindicato dos Bancários de Curitiba, reuniões temáticas entre os dias 26 e 28 deste mês em Curitiba (PR).

No primeiro dia as discussões serão voltadas para a elaboração da rede no Brasil, a partir das Comissões de Organização dos Empregados dos dois bancos. Será a primeira reunião das COEs com a participação de todos os integrantes, 22 da COE HSBC e 22 da COE ABN.

No dia 27, o evento estará voltado para as coordenadoras sindicais internacionais do ABN Amro e HSBC da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS). O dia 28 está programado para encaminhar as decisões de cada coordenadora, assim como as jornadas de lutas.

O secretário de Relações Internacionais da CNB/CUT, Ricardo Jacques, destaca que a CNB vem apostando há algum tempo na organização dos trabalhadores a partir das COEs. Para ele, a rede de trabalhadores deve ser ampliada no mundo perante às direções internacionais dos bancos europeus.

Já estão confirmadas as presenças de cerca de 20 sindicalistas do Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile. Os ingleses foram convidados, mas ainda não há confirmação. O representante da Comissão Európeia dos funcionários do ABN Amro, Dimitris Tsoukalas, já confirmou presença.

Os trabalhos da CCSCS e do Projeto CUT/FNV tem por objetivo garantir acordos globais com as direções mundiais dos bancos com base nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e diretrizes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE).

Confira a programação:

26 de julho de 2004

Organização da rede dos trabalhadores em empresas multinacionais: ABN AMRO e HSBC

09h – Abertura conjunta para das COE´s: ABN AMRO e HSBC;

09h30min – Apresentação dos participantes;

09h45min – Apresentação do Projeto CUT/FNV – por José Drumond;

10h30min – Introdução da experiência de organização internacional dos trabalhadores no setor bancário: Comitê de Finanças da CCSCS e UNI América Finanças – Vagner Freitas e Márcio Monzane

11h – Debate

12h30min – Almoço

14h – Cada uma das COE´s fazem separadamente o debate de suas questões específicas e aprovam um plano de ação nacional e propostas para a reunião internacional da CCSCS.

16h – Parada para o café

16h15min – continuidade da pauta

18h – Encerramento das atividades do dia

27 de julho de 2004

Reunião conjunta da Coordenadora Sindical Internacional do ABN AMRO e do HSBC

09h – Abertura conjunta das Coordenadoras ABN AMRO e HSBC

09h – Painel: Análise conjuntural política e análise do setor financeiro na América Latina com corte analítico do desempenho sócio-econômico dos bancos – Profª Dra. Maria Alejandra Madi, coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da UNICAMP

10h – Debate

12h30min – Almoço

14h – Apresentação da pesquisas do Observatório Social
Pesquisa ABN AMRO – pesquisadora Mércia Consolação da Silva
Pesquisa HSBC – pesquisadora Leila Zidan

15h – Debate

16h – Parada para o Café

16h15min – Trabalho separado de cada uma das Coordenadoras, ABN AMRO e HSBC
Pauta: Levantamento dos principais problemas comuns para uma ação sindical conjunta e os problemas específicos para discutir uma resposta conjunta, com ação sindical, de solidariedade.

18h – Encerramento das atividades do dia

20h – Jantar para Delegação Internacional

28 de julho de 2004
Reuniões separadas de cada uma das Coordenadoras

9h – Pauta:
– Organização e encaminhamento de cada uma das coordenadoras e as jornadas de lutas;
– Declaração de Curitiba dos trabalhadores do ABN AMRO;
– Declaração de Curitiba dos trabalhadores do HSBC;

12h30min – Almoço

14h – Intercâmbio cultural para a representação internacional.

Carolina Coronel – CNB/CUT

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]