O Encontro Nacional dos Funcionários do HSBC começa nesta quarta-feira, 15 de maio, em Curitiba, e vai até sexta-feira, 17. O evento está sendo organizado com o apoio do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e da Fetec-CUT-PR. São esperados mais de 100 empregados do HSBC de todo país.
Os debates serão divididos nos seguintes temas: emprego, saúde e condições de trabalho, remuneração, plano de saúde e previdência complementar, organização e comunicação e plano de ação sindical.
Os bancários do HSBC também vão discutir a criação de um acordo aditivo junto ao banco, como já existe no Santander, que ajude a garantir as conquistas e direitos dos trabalhadores.
"Estamos passando por momentos delicados no HSBC. O banco tem desrespeitado nossos direitos, feito mudanças que prejudicam os funcionários, como no plano de saúde, além das demissões, do assédio moral e da pressão por cumprimento de metas abusivas. No Encontro, vamos definir nossa pauta específica, que guiará nossa luta na Campanha de 2013", conta Carlos Kanak, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e coordenador nacional da COE/HSBC.