Todo funcionário do Banco do Brasil recebe a revista bb.com.você periodicamente em sua residência. Na edição de abril de 2010, na seção Carta do Presidente, Aldemir Bendine (Dida), presidente do BB, faz um apelo aos funcionários: “O que peço a você é pouco: faça o que está a seu alcance. Um sorriso, uma orientação precisa, cumprir o que prometeu, não prometer o que não pode cumprir”.
Reparem no pedido de Dida: “Cumprir o que prometeu” e “não prometer o que não pode cumprir”. Qualquer funcionário do BB sabe que o pedido do presidente é justamente o oposto de sua prática. Um exemplo é bastante claro disso o desrespeito da direção do banco que, neste dia 14, não realizou a reunião de negociação específica do PCCS com os representantes dos trabalhadores, como havia se comprometido no final de junho.
Essa mesma direção do banco se comprometeu em implantar o Plano Odontológico para os funcionários em 2009 e não cumpriu. Comprometeu-se em apresentar o PCCS até 30 de junho de 2010 e também não cumpriu. Agendou uma rodada de negociação para dia 14 e, mais uma vez, não cumpriu.
Não cumprem com aquilo que se comprometem e ainda querem que os funcionários hajam com os clientes com um compromisso que a empresa não tem conosco. Não é época de pedir para aos funcionários nenhum sorriso. O único sorriso que vemos hoje é o de cinismo por parte da direção do BB, que cobra metas e prazos todos os dias, mas não cumpre o que negocia com os funcionários.
O que pedimos ao senhor Dida também é pouco: cumpra os compromissos assumidos com os funcionários. Chega de enrolação. PCCS Já!