Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FENABAN DIZ QUE QUER ACORDO RÁPIDO

Na primeira rodada de negociações da Campanha Salarial Unificada dos Bancários de 2004, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 22, em São Paulo, a Executiva Nacional dos Bancários apresentou uma relação de 34 cláusulas da Minuta Mínima Unificada que devem ser discutidas prioritariamente. Estas cláusulas dizem respeito a abrangência, de teor econômico e social (veja relação das cláusulas abaixo) e serão as primeiras a serem colocadas na mesa.

Os representantes dos banqueiros estão apostando num negociação rápida, com a possibilidade de fechar o acordo antes da data-base. Esta, aliás, foi a justificativa para não assinarem o pré-acordo proposto pelos bancários. “A projeção é de que o acordo esteja fechado até 31/08”, destacou o negociador da Fenaban, Magnus Ribas Apostólico. A afirmação foi reforçada pelo representante do Banco Itaú na mesa, Fernando Perez.

O presidente da CNB/CUT, Vagner Freitas, lembrou que os bancários do setor federal estavam representados ali pela Executiva e pelos coordenadores das comissões dos funcionários do BB e da Caixa. Magnus disse que a representação da Fenaban não excluía nenhum banco, apesar dos federais terem autonomia para fecharem acordos à parte. “O que for acordado aqui, vale para todos os bancos”, afirmou Magnus.

Freitas destacou que essa nova postura representa um avanço no que se refere à campanha salarial unificada. “Nossa negociação é unificada e entendemos que é essa mesa que representa todo o processo negocial.”

“Os bancários de todos os segmentos têm condições de realizar uma campanha histórica e agregar novas conquistas. Temos que nos mobilizar para fazer desse momento um marco nas negociações com os banqueiros”, afirma a presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba, Marisa Stédile, presente na negociação.

Os bancários cobraram ainda que a abrangência da Convenção fosse para todos os trabalhadores de empresas ligadas aos bancos, inclusive as terceirizadas, o que foi novamente negado pelos banqueiros.

Calendário

Ficaram acertadas ainda as datas das duas próximas negociações, que devem ocorrer dias 6 e 20 de julho, a partir das 15h. Neste período, ocorrerão diversas atividades programadas pela Executiva Nacional dos Bancários, que reuniu-se no período da manhã. O dia 1º de julho será marcado pelo lançamento da campanha em todos os Estados, inclusive com o material de mídia. Nos dias 5 e 6/7, ocorre um seminário da Executiva para discutir as estratégias de negociação. No dia 6, a próxima rodada com a Fenaban, com atividade em todos as bases e no dia 16/07, os bancários irão participar do Dia Nacional pela mudança da Política Econômica, pela CUT.

Mesas temáticas

Foram ainda debatidas as prioridades e ações nas mesa temáticas. As seguintes cláusulas serão discutidas prioritariamente:

Artigo 1 – Abrangência e Extensão
Artigo 2 – Reajuste Salarial
Artigo 3 – Décimo Quarto Salário
Artigo 4 – Proteção Salarial
Artigo 5 – Salário de Ingresso
Artigo 6 – Regulamentação da Remuneração Variável
Artigo 9 – Participação nos Lucros
Artigo 16 – Gratificação Semestral
Artigo 17 – Auxílio Refeição
Artigo 18 – Auxílio Cesta Alimentação
Artigo 19 – Auxílio Creche/Auxílio Babá
Artigo 23 – Auxílio Educacional
Artigo 35 – Abono de Férias
Artigo 36 – Abono Assiduidade
Artigo 37 – Isenção de Tarifas e Cobrança De Juros Menores
Artigo 38 – Fundo de Previdência Complementar
Artigo 39 – Garantia no Emprego
Artigo 40 – Garantias contra a Dispensa Imotivada
Artigo 41 – Terceirização
Artigo 42 – Estabilidades Provisórias de Emprego
J)Ao que sofreu seqüestro, até 60 meses da ocorrência do fato, ressalvada a hipótese do item d.1 deste artigo;
Artigo 43 – Estágio Profissional
Artigo 45 – Correspondente
Artigo 47 – Jornada de Trabalho
Artigo 48 – Qualificação e Requalificação Profissional
Artigo 49 – Horário de Atendimento Dos Bancos Artigo 50 – Controle das Filas das Agências
Artigo 56 – Promoção da Diversidade
Artigo 60 – Assédio Moral
Artigo 75 – Assistência Médica, Hospitalar, Odontológica e Farmacêutica
Artigo 81 – Freqüência Livre do Dirigente Sindical
Artigo 82 – Livre Acesso dos Dirigentes Sindicais
Artigo 85- Delegado Sindical
Artigo 90 – Desconto Assistencial/Confederativo/Taxa de Fortalecimento Sindical/Taxa de Reversão e Similares
Artigo 93 – Vigência

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]