Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FETEC/PR LEVA IRREGULARIDADES DO HSBC AO MINISTÉRIO DO TRABALHO

12/5/2004 – 11:55:46
Ontem, 11, o presidente da Fetec/PR e coordenador da Comissão de Empresa do HSBC, Adilson Stuzata, foi recebido em audiência em Brasília pela secretária de inspeção do trabalho do Ministério do Trabalho, Ruth Vilela.

Durante aproximadamente 1h30 foram debatidos assuntos que envolvem o comportamento do HSBC em relação à tentativa de desvio das formas legais de contratações, estabelecidas pela convenção coletiva.

Assim o banco agiu com os estagiários, que desempenhavam funções sem nenhum vínculo acadêmico, como orientação de filas e entrega talão de cheque.

Por meio de uma ação no Ministério Público do Trabalho do Paraná o movimento sindical conseguiu impedir a contratação de estagiários que executavam serviços não condizentes com a extensão ou prática de conteúdo acadêmico.

O presidente da Fetec/PR levou ainda à secretária de inspeção do MT a questão do part time, uma contratação por tempo parcial, que era pra ser executada em uma jornada durante a semana, mas que o banco HSBC vem acumulando a carga horária apenas na segunda e na sexta-feira.

O resultado é uma maior concentração de trabalhadores só em dias mais movimentados, o que gera redução do quadro de empregados nas agências.

Na avaliação de Adilson Stuzata, “essa reunião apontou para a constituição de um grupo de estudo pra ver como essa contratação por tempo parcial está sendo feita. Ficou acordado também que as informações que forem obtidas por esse tipo de contratação será disponibilizada ou enviada para a secretaria de inspeção do Ministério do Trabalho, para evitar que o HSBC continue contratando e desviando essas contratações da convenção coletiva”.

Esta semana o presidente da Fetec/PR protocolou na Delegacia Regional do Trabalho do Paraná (DRT/PR) um pedido de fiscalização do trabalho das promotoras de vendas, ou seja, uma trabalhadora, normalmente do sexo feminino, que é contratada para vender produtos do banco, como TCs e seguros, mas que acaba fazendo serviços extras como atender telefone, orientar clientes, entre outras atividades.

Essa contratação é por jornada maior que a convenção coletiva dos bancários e por um salário menor, além de os benefícios também serem menores.

“É mais uma vez o HSBC dando um jeito de driblar a nossa convenção para tornar mais precária a condição de trabalho e de salário na instituição”, ressalta Adilson.

A Comissão de Empresa deve se reunir nos próximos dias pra tratar desse e outros assuntos.

Fetec/PR

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]