O Funbep (Fundo de pensão dos funcionários do Itaú Unibanco oriundos do Banestado) respondeu aos Sindicatos do Vida Bancária os questionamentos feitos através de correspondência enviada no dia 19 de novembro (clique aqui para ler a carta enviada ao Funbep).
No ofício de resposta (clique aqui para lê-lo na íntegra), o Funbep informa que ocorreram casos excepcionais em que as informações foram enviadas com prazo acima do que estabelece a Lei, mas que estão regularizando o envio dos extratos de desligamento.
Foi dito que o Funbep está informando pontualmente os pedidos de consulta do saldo individual de contribuições e que no início de 2013 estas informações estarão disponíveis no site da entidade.
Ainda de acordo com o Funbep, as consultas efetuadas pelos ativos referentes às suas informações individuais, tais como saldo individual de contribuições, tempo de plano e data prevista para concessão do benefício, são repassadas diretamente ao participante.
Para simulações e projeções futuras é necessária a solicitação ao gestor imediato, pois, além das informações individuais do participante, será necessário o cálculo atuarial que depende de parâmetros demográficos, financeiros, taxa de juros, rotatividade, taxa de crescimento salarial, tábuas de mortalidade, sendo cobrado por demanda.
“Os Sindicatos estão acompanhando a situação do Funbep e dos seus participantes. Além disso, temos nossos representantes eleitos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, realizando um ótimo trabalho. Dúvidas ou demandas em relação ao Funbep devem ser encaminhadas aos Sindicatos que, em conjunto com os conselheiros eleitos, estarão procurando solucioná-las”, orienta Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região.