ASSESSORIA JURÍDICA DO SINDICATO CONQUISTA REINTEGRAÇÃO DE BANCÁRIO ALCOOLISTA
A assessoria jurídica do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região obteve mais uma vitória na Justiça do Trabalho. A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná condenou o banco HSBC a reintegrar um empregado portador de transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de álcool, que havia sido demitido em 2007.
No entendimento da Turma do TRT-PR, mesmo não se tratando de doença originada no trabalho, o banco não poderia ter dispensado o funcionário, que estava em tratamento médico e obteve afastamento pelo INSS durante o período do aviso prévio.
O TRT-PR deferiu, ainda, o pedido liminar feito pelo trabalhador para imediata reintegração, antes do término do processo. “Com a decisão, foi garantido não só o emprego do bancário, mas o seu direito à assistência médica fornecida pelo banco e o respeito à sua dignidade”, explica Karla Huning, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato. Nesse mesmo processo, o bancário foi vencedor nos pedidos de indenização por assédio moral e pagamento da sétima e da oitava horas trabalhadas, mas não pagas como extraordinárias.