Impasse nas negociações com a Fenaban continua em São Paulo e as mesas serão retomadas nesta sexta, 30 de agosto. Bancários querem respeito e proposta justa, com aumento real.
Na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto, as mobilizações dos bancários organizadas pelo Sindicato de Curitiba e região foram retomadas, com paralisação parcial das atividades, até às 12 horas, nas agências da Avenida Pref. Erasto Gaertner, no bairro Bacacheri. Dirigentes do Sindicato estão nas agências do Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Santander, Itaú e Personnalite, dialogando com os trabalhadores e com a população sobre a intransigência dos bancos durante as negociações.
Saiba mais: Vergonhoso! Proposta de reajuste dos bancos está entre as piores de 2024
🔗 Acompanhe as negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2024
“No último ano, a alimentação fora de casa subiu mais de 4%, os serviços médicos, 8%. Os preços dos medicamentos aumentaram 6%. Essa proposta de reajuste é uma vergonha, por isso seguimos na luta, por aumento real e sem fatiamento por faixas salariais”, explica Carlos Alberto Kanak, diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco.
“Nós estamos aqui, mais uma vez, em frente aos locais de trabalho porque os bancos não apresentam uma proposta de reajuste adequada para os bancários. 0,09% de aumento real é uma vergonha. O lucro dos bancos em 2023 foi de R$ 145 bilhões”, explica Maria Cristina Biscaya, diretora do Sindicato e funcionária do BB, se referindo à proposta atual da Fenaban, rejeitada em mesa, que fraciona a categoria em faixas salariais para reajustes diferenciados.
Conforme observa Carmen Kramar, diretora do Sindicato e empregada da Caixa, as taxas de juros continuam altíssimas. “Para os clientes, a taxa de juros do rotativo é de 432% ao ano”, diz, situando que o diálogo com a população é para que clientes entendam que a precarização do atendimento bancário é culpa das instituições financeiras, e não dos trabalhadores.
Semana de mobilização intensificada
Com rodadas de negociação diariamente em São Paulo, os atos e mobilizações nos locais de trabalho foram intensificados nesta semana. Já tivemos paralisações nos bancos privados da região central de Curitiba, um ato lúdico no Bradesco Palácio Avenida, paralisações nos bancos públicos e privados no Dia do Bancário e paralisações nas agências do Juvevê, com a finalização desta semana nas agências do bairro Bacacheri.
🔗 Acompanhe as mobilizações da Campanha Nacional dos Bancários 2024
Uma plenária seguida de assembleia será convocada para a próxima quarta-feira, 04 de setembro, para definir os rumos da negociação e da mobilização, dependendo do avanço das propostas de hoje (30).
#SindicatoForteGaranteDireitos
Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias
Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se
Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter
Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp e ative as notificações
Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região