O HSBC nomeou o executivo Andre Brandão, que está no banco desde 1999, o novo presidente da subsidiária brasileira.
A escolha indica o direcionamento que o banco deve seguir no Brasil nos próximos anos, com foco nos produtos e serviços voltados a empresas. Brandão comandava a área de atacado do banco, sendo responsável pelos segmentos de mercados de capitais, câmbio, renda fixa e derivativos, incluindo a distribuição desses produtos.
O executivo substitui Conrado Engel, que saiu para ser vice-presidente sênior no Santander Brasil, responsável pela área de varejo.
No ano passado, o banco já iniciou uma tentativa de reduzir sua presença no varejo brasileiro. O HSBC colocou à venda a financeira Losango e as carteiras de financiamento a veículos e de crédito consignado para não correntistas do banco. A estratégia não obteve sucesso, mas o HSBC deve voltar a mostrar esses ativos ao mercado.
Desde 2010, Brandão também é corresponsável pela tesouraria para as Américas e pelo banco de atacado na América Latina.
“[Brandão] dará continuidade à execução da estratégia do HSBC no Brasil, totalmente alinhada à estratégia global. O Brasil, com a sua economia de crescimento consistente, é um dos principais países para continuar recebendo investimentos e atenção do Grupo HSBC”, afirmou por meio de uma nota Antonio Losada, presidente do HSBC para América Latina.